INAUGURAÇÃO

Seminário também será realizado para contar sobre a relação do brasileiro com aquele país

Bloco de salas de aula IV. Universidade Houari-Boumediene de Ciência e Tecnologia. Argel, Argélia. Foto: Jason Oddy/divulgação

Nesta sexta-feira (11), às 19h, haverá a reinauguração da Casa Niemeyer, em Brasília, com a exposição Concrete Spring, do fotógrafo britânico Jason Oddy. A mostra traz os monumentos que o arquiteto brasileiro mundialmente famoso Oscar Niemeyer projetou na Argélia. O evento é organizado por uma parceria entre a Casa da Cultura da América Latina (CAL) e a embaixada do país africano. “A Casa Niemeyer é um espaço cultural e esse evento marca sua reabertura”, ressalta Alex Calheiros, diretor da CAL, da Universidade de Brasília.

A mostra, parte da comemoração dos 55 anos da UnB, já esteve em exibição em diversos locais do mundo. Esteve recentemente na Trienal de Milão, no Tropenmusem (Amsterdam) e atualmente faz parte da exposição Made in Algeria, Généalogie d'un territoire no Musée des civilisations de l’Europe et de la Méditerranée (MuCEM). O autor das fotos, Jason Oddy, é um pesquisador de espaço, ou seja, sua especialidade é fotografar construções arquitetônicas em seus contextos. Por meio de suas obras, ele procura levar o público além dos locais retratados, reforçando as ideias por trás dos monumentos.

Uma das obras em exposição é a que retrata a Universidade de Mentouri I, na cidade de Constantine (Argélia). Foto: Jason Oddy/divulgação

Entre as obras que compõem a exibição, estão Universidade de Ciência e Tecnologia Houari-Boumediene, nomeada em homenagem ao presidente que convidou o arquiteto ao país, Escola Politécnica de Arquitetura e Urbanismo, Sala Omnisport "La Cúpula", complexo olímpico em Argel, e Universidade Mentouri, edifício situado na cidade de Constantine. “Niemeyer projetou uma mesquita no mar, o qual era porta de entrada dos invasores para a capital. É quase como se ele estivesse colocando um sentinela lá”, conta Cláudio Queiroz, professor da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de Brasília e amigo de Niemeyer, sobre uma das obras não executadas do famoso arquiteto.

SEMINÁRIO – A Casa Niemeyer, que entrou para o patrimônio da UnB em 1980, receberá também o seminário Oscar Niemeyer e a Argélia, que abrirá a visitação à exposição. O evento terá início às 16h e contará com a participação do professor Cláudio Queiroz e do fotógrafo Jason Oddy, além de representantes da UnB e da Embaixada da Argélia. “Eu trabalhei com Oscar Niemeyer na Argélia durante dez anos, nas obras que estão sendo retratadas e em outras obras também”, relata Cláudio. O professor irá discutir a obra de Niemeyer durante esse período, além da relação entre a cultura brasileira e a cultura do país visitado.

CASA – O espaço cultural Casa Niemeyer foi projetado pelo próprio arquiteto para ser a moradia dele e da família durante o tempo em que morou na cidade. A partir de agora, irá receber outras exposições e eventos.

Exposição Concrete Spring
Abertura: sexta-feira (11), às 19h
Visitação: até 8 de dezembro, diariamente, das 9h às 18h

Seminário Oscar Niemeyer e a Argélia
Data: dia 11 de agosto, às 16h
Valor: entrada franca
Local: Casa Niemeyer (SMPW Qd 26, Conj. 3, Casa 7, Epia Sul)

*Estagiária de jornalismo na Secom/UnB.