ESPORTE

Jogadores encaram calor de mais de trinta graus para participar de campeonato de confraternização. Final acontece em novembro

 

Trabalhadores da UnB disputam torneio amistoso no Centro Olímpico. Foto: Júlio Minasi/DEA-DAC

 

O suor no rosto e a respiração acelerada tomam conta das expressões dos 135 participantes do IV Torneio de Futebol Society dos Trabalhadores da Universidade de Brasília. Por amor ao esporte, eles encaram o sol de meio-dia em busca do troféu comemorativo pelo mês do servidor. São nove equipes na disputa, iniciada na última semana em dois campos do Centro Olímpico. A grande final está agendada para 1º de novembro.

“O sol está cruel”, exclamou o servidor técnico-administrativo aposentado Amilton Alves, jogador do time Barca Furada. “Ainda assim vale a pena estar aqui para confraternizar com o pessoal”, completou, munido com uma garrafinha d’água. “Realmente está quente, mas vale a pena porque o torneio está muito bom”, ratificou o trabalhador da Prefeitura e integrante da equipe da carpintaria Valdinaldo Santos.

Com mais de 30 graus registrados no termômetro, a arbitragem também se esforça para superar o tempo. “O calor é mais complicado que o jogo em si. Os times, em geral, têm se comportado bem e mostrado bom nível de futebol”, disse Josieliton Silva, árbitro em formação por curso da Federação Brasiliense de Futebol em parceria com a Diretoria de Esporte, Arte e Cultura (DEA/DAC).

“Até agora temos tido um retorno muito bom. Os times estão organizados e animados com o torneio”, diz o técnico desportivo da DEA Pedro Ivo Barbosa dos Santos. Ele avalia que, apesar do calor, o intervalo do almoço é o horário mais viável para mobilizar os jogadores. “À noite temos o problema da iluminação. Também ficaria mais difícil o transporte de volta para quem mora longe”, constata.

O torneio faz parte da série Jogos Abertos dos Trabalhadores e é realizado pela DEA em parceria com o Sindicato dos Trabalhadores da Fundação Universidade de Brasília (Sintfub). Veja mais fotos do evento.

CUIDADOS  Estar atento à hidratação é indispensável em dias de muito calor. É o que explica a nutricionista da DEA Jamilie Lima. Segundo a especialista, é preciso ingerir quantidade generosa de líquidos antes e durante os jogos. “O ideal é que os jogadores já cheguem hidratados. Durante a atividade, é preciso tomar de 150 a 200 ml a cada 15 ou 20 minutos”, orienta.

A hidratação prévia, segundo a nutricionista, deve começar nas quatro horas que antecedem os jogos. A recomendação é de que, até 40 minutos antes da atividade física, já tenham sido ingeridos 600 ml de água.

Jamilie também sugere alimentação leve antes da prática. “É preciso evitar alimentos gordurosos e refeições em grande quantidade a menos de três horas dos jogos. O ideal é privilegiar alimentos que contribuam para a hidratação, entre eles as frutas e os legumes”, diz.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.