COMUNIDADE

Mais de uma dezena de modalidades estão disponíveis. Para participar, não precisa ter vínculo com a Universidade

Réplicas de instrumentos medievais são parte fundamental para praticar uma das opções ofertadas, o swordplay. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

A Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) oferece, até 2 de março, atividades esportivas distribuídas nos quatro campi da UnB. Futsal, vôlei e modalidades menos comuns, como futebol americano flag e swordplay, estão entre as opções. As ações acontecem em lugares de grande circulação, na busca de aproximar a prática desportiva do cotidiano de quem circula pela Universidade.

O maior número de participantes é encontrado às terças e quintas-feiras, das 12h às 14h, na entrada sul do Instituto Central de Ciências (ICC), o Minhocão. “O Projeto Recreando é o mais procurado. Cada dia traz dinâmicas diferentes e atrai aqueles que passam pelo local”, afirma Roberto Filho, mestrando em Linguística Aplicada, bolsista da DEL e um dos tutores do projeto. Oficinas esportivas em 12 modalidades e o clube de corrida são outras escolhas disponíveis.

Para participar, o interessado não precisa ter aptidão, vínculo com a UnB ou pagar taxas. Basta conferir a programação (quadro no fim da matéria) e comparecer no local e horário da modalidade escolhida. Segundo Roberto, a obrigatoriedade de inscrição foi abolida para atrair mais participantes. “Nesse período, a frequência de alunos é baixa e dificultar a adesão seria prejudicial para cumprir o nosso objetivo”, complementa.

Afrânio Guimarães é servidor técnico da UnB e se interessou pela oficina de tênis de mesa. “Jogo de vez em quando lá na Faculdade de Tecnologia, mas aqui é a primeira vez." Animado com a possibilidade de se exercitar na hora do almoço, Guimarães considera que ações como essa precisam acontecer mais vezes. “É importante para a interação entre as pessoas”, opina.

VARIEDADE – Segundo o técnico desportivo da DEL Cristiano Navarro, a inserção de diferentes modalidades condiz com o caráter diverso e plural da UnB. “É uma oportunidade de apresentar à comunidade acadêmica esportes que costumam não ser conhecidos, ainda mais com a predominância do futebol no imaginário esportivo nacional”, avalia.

Entre as opções oferecidas, destacam-se futebol americano flag, futmanobol e swordplay. O primeiro é uma adaptação do tradicional esporte estadunidense. A principal diferença está na interceptação que, em vez de acontecer pelo contato, conhecido como tackle, é caracterizada pela retirada da bandeira (flag) presa na cintura do atleta. O objetivo de avançar no território e conquistar o touchdown é mantido.

Criado por Cristiano Navarro, o futmanobol é uma mescla de futebol, voleibol, handebol e basquetebol. O uso dos pés é semelhante ao do esporte mais popular do país. Todavia, o uso das mãos é permitido e acolhe aqueles com menos habilidades nos membros inferiores. O número de jogadores varia conforme a área disponível para a prática.

Com espadas e punhais, aparece o exótico swordplay, também conhecido como soft combat. Apesar de simular uma luta medieval, não se trata de uma guerra mortal por um trono. Os combatentes são equipados com réplicas inofensivas de armas da época e travam um duelo amistoso. As regras utilizadas vêm majoritariamente da esgrima.

PROGRAMAÇÃO – Apesar da grande concentração no campus Darcy Ribeiro, a programação idealizada pela DEL também abrange atividades nos outros campi. Confira o cronograma e compareça na hora e no local destinados às suas práticas esportivas favoritas.

Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.