SÉTIMA ARTE

Iniciativa dá visibilidade à produção audiovisual universitária. Encontros acontecem toda última segunda-feira do mês no campus Darcy Ribeiro

Começa na próxima segunda-feira (26) a temporada 2018 do projeto Segundas Curtas. Este ano, a iniciativa de curtas-metragens gira em torno da temática Mulheres. Na sessão inaugural, serão exibidos os filmes Bom dia senhoras (1998), da diretora Erika Bauer, Carmen (2017), dirigido por Kyanza, e Rosinha (2016), por Gui Campos.

Os encontros acontecem toda última segunda-feira do mês, sempre às 12h30, no Anfiteatro 10 do campus Darcy Ribeiro. Cada sessão exibe de dois a três filmes, seguidos por rodas de conversa com as equipes de produção.

A proposta das Segundas Curtas é incentivar a produção audiovisual universitária e estimular o público para o cinema local por meio de debates. A iniciativa foi idealizada como uma extensão da Cinemateca – projeto de exibição gratuita de filmes, dos mais variados gêneros, selecionados de acordo com a temática de cada mês.

“A ideia norteadora é promover curtas-metragens produzidos pela comunidade interna da UnB, trazendo pessoas da equipe de produção para um bate-papo com o público. Na curadoria sempre buscamos ter curtas de outras nacionalidades”, conta Lorena Bicalho, coordenadora do projeto.

As Segundas Curtas são uma iniciativa da Diretoria de Organizações Comunitárias, Cultura e Arte (DOCCA), do Decanato de Assuntos Comunitários (DAC) da UnB, apoiada pela Diretoria de Diversidade (DIV) e pelo Restaurante Universitário (RU). O projeto tem parceria com a empresa júnior Pupila Audiovisual e com o filmecurto.com.