ESPORTE

Competição aberta à comunidade segue regras oficiais. Partidas serão no sábado (12). Inscrições até 11 de maio

Torneio de Xadrez Rápido da Universidade de Brasília acontece neste sábado (12). Foto: Secom UnB

Enxadristas de todos os níveis e entusiastas do jogo de tabuleiro estão convidados a participar do Torneio de Xadrez Rápido da Universidade de Brasília. A competição acontece no próximo sábado (12), a partir das 9h, no Módulo de Apoio e Serviços Comunitários (Masc) Sul, próximo ao Instituto de Química (IQ). As inscrições são gratuitas e podem ser realizadas via internet até o fim da tarde desta sexta-feira (11).

O torneio oferece 90 vagas dividas em dois grupos. O primeiro é para enxadristas com pontuação superior a 1.800 na FBX, a federação brasiliense da modalidade. Esse grupo recebe o nome da primeira mulher a conquistar o título de Grande Mestre: a georgiana Nona Gaprindashvili.

Competidores sem pontuação ou com classificação abaixo de 1.900 ingressam no Grupo Regina Ribeiro, que homenageia a octacampeã nacional da modalidade. Quem tem pontuação entre 1.801 e 1.899 pode optar por qualquer das divisões.

A confraternização entre enxadristas da UnB e da comunidade externa é um dos objetivos explicitados no regulamento do torneio. O evento é idealizado pelo professor da Faculdade de Educação (FE) Carlos Villar, responsável pela arbitragem geral, e recebe o apoio da Diretoria de Esporte e Lazer (DEL/DAC) da UnB.

MEDALHAS  A premiação inclui medalhas para os melhores desempenhos em geral, para mulheres e por oito divisões de faixa etária – do sub dez ao acima de 65 anos. Há previsão de medalha também para o primeiro colocado com deficiência visual. A entrega dos prêmios ocorre logo após o fim dos jogos.

Para ficar por dentro desta e de outras notícias do desporto universitário, acesse esporte.unb.br.

Torneio de Xadrez Rápido da UnB
Sábado, 12 de maio, a partir das 9h