ESPORTE

Time terminou Copa Brasil Central em terceiro lugar. Clube da modalidade está aberto para receber atletas de todos os níveis

Meninas do UnB Rugby ficaram com o terceiro lugar em torneio regional. Foto: Divulgação

Três etapas e três pódios. A campanha das meninas do UnB Rugby na Copa Brasil Central, mais conhecida como Pequi Sevens, por ser realizada em Goiás, rendeu a terceira colocação geral. O bronze veio no início do mês de julho, após etapa disputada no Estádio Olímpico de Goiânia. De volta a Brasília, a luta agora é para fortalecer a equipe e popularizar o esporte.

“Com certeza fico muito orgulhosa do que temos conquistado”, diz a treinadora, atleta e uma das pioneiras do time, Raquel Barreto. Graduada em Terapia Ocupacional e bacharela em Educação Física com licenciatura em andamento, ela avalia os resultados como consequência do trabalho iniciado há quatro anos e destaca o papel da colega de curso Camila Civatti, agora em temporada nos Estados Unidos. “Ela correu atrás. Trouxe o que sabia do Rio Grande do Sul e criou o clube em 2014”, conta.

Raquel foi a primeira jogadora do time. Antes disso, não havia tido qualquer contato com o rúgbi. “Conheci por influência da Camila”, diz ela, que sonha ver o esporte mais forte na Universidade e no Distrito Federal. Para promover a modalidade, a treinadora acumula experiência em campo e também na gestão do clube.

Raquel e Gabriela jogam e orientam treinamentos no clube de rúgbi da UnB. Foto: Hugo Costa/DEL-DAC

Quem segue os passos de Raquel é Gabriela Ribeiro, graduada em Engenharia de Produção e estudante de Educação Física. Ela se destaca como atleta e tem auxiliado a comissão técnica e os treinamentos do clube de rúgbi.

“Tive o primeiro contato com o esporte na Hungria”, diz a universitária, que esteve no país europeu em intercâmbio. “Procurava um esporte para praticar lá. Via as pessoas jogando no parque e isso despertou meu interesse”.

Gabriela logo descobriu o UnB Rugby e se juntou aos treinamentos em 2015. “Antes, jogava futebol”, conta ela, que agora só tem olhos para o esporte da bola oval. “É importante ter cada vez mais gente apoiando o rúgbi. Todos que quiserem ajudar o esporte são bem-vindos”.

TREINOS ABERTOS A proposta do clube é manter o perfil inclusivo. Todos os treinos são abertos à participação da comunidade. “Aceitamos pessoas com qualquer perfil e qualquer forma física. É só chegar”, garante Raquel Barreto. Os treinamentos ocorrem às segundas e quartas, a partir das 18h30, e às sextas, a partir de meio-dia, no campo do Centro Olímpico.

“Em geral, dividimos os treinos em três etapas: fundamentos, treino físico e principal”, explica Raquel. Ela destaca que as atividades são orientadas pelos cinco valores do rúgbi: respeito, solidariedade, integridade, disciplina e paixão.

Mais informações estão disponíveis na conta do clube no Facebook ou pelo telefone (61) 9 8160 9025.