ACOLHIMENTO

HUB faz parte da região. Encontro reúne profissionais e estudantes que desenvolverão atividades práticas na região

Superintendente do HUB, Elza Noronha, falou no Instituto Federal de Brasília aos estudantes da UnB. Foto: divulgação/HUB

O Colegiado Gestor do Sistema de Integração Ensino-Serviço-Comunidade (Siesco) das Faculdades de Ciências da Saúde (FS) e de Medicina (FM) da Universidade de Brasília preparou programação especial para receber os estagiários, residentes, professores e demais estudantes que desenvolverão atividades práticas na Região de Saúde Leste neste semestre. O evento ocorreu nesta quinta-feira (10), no Instituto Federal de Brasília, campus São Sebastião.

O Hospital Universitário de Brasília (HUB) faz parte da região, que também inclui São Sebastião, Paranoá e Itapoã. “O HUB faz parte desse cenário de prática e de formação. Queremos construir uma rede de atenção qualificada, que apresente resposta de saúde para a população e a formação de pessoas”, garantiu a superintendente do HUB, Elza Noronha.

Representando a superintendente da Região Leste, o chefe do Núcleo de Ensino e Pesquisa da região, Jardel Franco, também deu as boas-vindas aos estudantes e professores. “Esse programa é de extrema relevância, não há como pensar em saúde sem aliar o ensino, a pesquisa e a extensão ao serviço”, afirmou.

O objetivo do encontro é estimular a integração entre os cursos da FS e da FM, trabalhadores e gestores dos serviços de saúde da Região Leste. “Esse encontro representa o fortalecimento dessa parceria e simboliza a missão mais nobre da Universidade, que é estar junto de sua comunidade”, disse a vice-diretora da Faculdade de Medicina da UnB, Gilvânia Feijó. “A UnB vive o melhor de seus tempos. Estamos no caminho certo, com o HUB e a parceria com a nossa faculdade e a de Medicina”, acrescentou a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde, Maria Fátima de Sousa.

Daniel Catoira é aluno do oitavo semestre de Saúde Coletiva e vai iniciar o segundo semestre de estágio no Paranoá e no HUB. “Vemos como tudo que se fala em sala de aula pode ser aplicado na prática para realmente alterar a realidade, que é o que queremos”, contou Daniel. “A parceria com a Universidade é muito positiva, a presença dos estudantes traz inúmeros ganhos para o serviço e para os alunos”, completou o preceptor do Centro de Saúde do Itapoã, Rubens Ferreira.

SIESCO – O objetivo do Siesco é definir estratégias de atuação no âmbito do Distrito Federal para as ações relacionadas ao Programa de Educação pelo Trabalho para a Saúde (PET-Saúde/GraduaSUS), projeto do Governo Federal que visa fortalecer as ações de integração ensino-serviço-comunidade por meio de atividades que envolvam o ensino, a pesquisa e extensão universitária e a participação social. O programa, que concede bolsas a preceptores, professores e estudantes da UnB, é desenvolvido em parceria entre a Universidade, o HUB e a Secretaria de Saúde (SES-DF).