CIÊNCIA

Até sexta-feira (10), evento reúne pesquisadores nacionais e internacionais da área no Instituto de Ciências Sociais (ICS)

De 8 a 10 de novembro, o Instituto de Ciências Sociais (ICS) da UnB sedia a II Reunião de Antropologia da Saúde (RAS), organizada pelo Laboratório de Antropologia da Saúde e da Doença (Labas/FS). Com o tema Antropologias e políticas em contextos de crise, o evento propõe o desenvolvimento do assunto por meio de mesas-redondas, palestras, exposições e discussão em grupos de trabalho. No primeiro dia, as atividades começam às 16h.

>> Confira a programação do evento

A professora da Faculdade UnB de Ceilândia (FCE) Rosamaria Carneiro é uma das coordenadoras do encontro e define a área como detentora de "um olhar social sobre a saúde, contribuindo com uma visão alternativa à fisiológica e à apresentada por aqueles que pensam as políticas públicas”. Para ela, trata-se de uma ciência que estuda a vivência dentro da área de saúde.

A proposta da II RAS é promover debates que girem em torno do tema, levando em consideração o momento de instabilidade que o país vem enfrentando. Um dos pontos a ser destacado é a importância do SUS como política pública e o processo de desmonte pelo qual vem passando. Haverá, ainda, lançamentos de livros e revistas e exposições de fotos e filmes.

“É uma oportunidade de a UnB divulgar o que está sendo produzindo aqui, além de chamar os alunos para participar também desses grupos e meios de pesquisa”, considera Rosamaria Carneiro. “Uma série de pesquisadores e professores da Universidade faz parte dos grupos parceiros, por isso é possível realizar esse evento aqui”, acrescenta.

Para participar como ouvinte, basta comparecer ao local e se inscrever. A participação dá direito a certificado. Além do Labas/FS, são parceiros na organização o Grupo de Pesquisa em Saúde, Sociedade e Cultura da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), o Núcleo de Pesquisa em Gênero, Saúde e Direitos Humanos Mandacaru, da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e o Grupo Gênero, Corpo e Sexualidades, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN).

*Estagiária de Jornalismo na Secom/UnB.