SAÚDE

Realizada no último fim de semana, ação envolveu profissionais da saúde, alunos e residentes. Vivência prática resultou em 24 crianças atendidas

Equipe do HUB que participou de mutirão nacional é composta por profissionais da saúde, professores, alunos e residentes. Foto: Comunicação Ebserh

Residentes e estudantes que atuam no Hospital Universitário de Brasília (HUB) viveram uma experiência marcante no último fim de semana. Um mutirão que envolveu equipes de diversas áreas promoveu o atendimento cirúrgico de 24 crianças. A ação, que tem caráter nacional, visa reduzir filas de espera da rede pública de saúde. Neste ano, o HUB foi o único hospital do Distrito Federal a participar.

Como preparação para as cirurgias, estudantes e residentes participaram de uma aula teórica sobre os procedimentos. No sábado, dia em que foram realizadas as operações, a experiência foi prática, diretamente no centro cirúrgico.

“Somos um hospital universitário e os alunos foram envolvidos em todos os passos, desde a triagem dos pacientes, o atendimento, até as cirurgias”, destacou a cirurgiã pediátrica do HUB e professora da UnB Mércia Rocha.

Foram realizadas cirurgias de hérnia, fimose, criptorquidia e hidrocele, as duas últimas relacionadas a problemas no testículo. “Temos uma grande demanda de pacientes aguardando essas cirurgias, que são as mais comuns na faixa etária atendida, entre dois e 12 anos. São cirurgias ambulatoriais e as crianças podem ir para casa no mesmo dia”, detalhou a docente. A equipe que realizou as cirurgias contou com quatro cirurgiões pediátricos, quatro anestesistas e seis profissionais de enfermagem.

A dona de casa Maria Antônia Bernardino acompanhou a filha Karlyane, de três anos, que aguardava pela cirurgia de hérnia inguinal há mais de um ano. “Fiquei aflita como mãe, porque é uma cirurgia, mas satisfeita. Ela vai parar de reclamar, de sentir aquele incômodo. Ver ela bem e brincando é uma satisfação para mim”, contou Maria Antônia.