RECONHECIMENTO

A foto de Rodolfo Ward, do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM), está entre as 45 selecionadas pelo concurso de fotografia Looking Beyond

Foto: Rodolfo Ward/CEAM UnB

A organização Yellow House Children’s Service realizou um concurso internacional na cidade de Londres, que recebeu material de fotógrafos de vários países e selecionou as melhores fotografias para uma exposição que ficará até janeiro de 2017 no Art, Work & Eat, um centro de trabalho criativo na cidade. A foto do servidor do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM) da Universidade de Brasília, Rodolfo Ward, retrata a realidade de uma mulher da Comunidade Mumbuca, no Jalapão, em Tocantins, e foi selecionada.

O objetivo do concurso é permitir um olhar através dos obstáculos que surgem em nossa vida cotidiana e mostrar, por meio dessas obras, uma perspectiva que ultrapassa os desafios enfrentados por pessoas ao redor do mundo. Com mais de 600 participantes provenientes do mundo inteiro, 45 fotografias foram escolhidas para serem exibidas no Art, Work & Eat, que fica no coração do Elephant and Castle, um dos principais pontos de interligação entre o norte e sul de Londres.

A Editora Digital de Imagem da revista The Economist, Ria Jones, fez parte da banca de jurados para selecionar os finalistas, juntamente com a Susannah Ireland, Joe Were e o fotógrafo brasileiro premiado André Câmara – este tem como uma de suas principais obras as imagens das favelas no Rio de Janeiro, que serviram de inspiração para o filme Cidade de Deus.

Segundo Câmara, é essencial a realização de concursos como estes, pois o “reconhecimento alimenta a imaginação do fotógrafo, além do fato de que uma boa colocação em festivais e prêmios também sempre abre portas.” Para os fotógrafos que estão no início de carreira, Câmara dá a dica: “sempre amar seu ofício, isso é o mais importante. E assim você poderá dedicar sua alma às suas fotos.”

Rodolfo Ward, programador visual do CEAM, premiado pelo concurso Looking Beyond, afirma que ficou muito feliz com o reconhecimento. "O ano de 2016 foi ótimo para minha carreira. Ganhei prêmio em Palmas, realizei exposição em Fortaleza, fui selecionado para exposição coletiva dos fotógrafos do Centro Oeste no Museu Nacional da República, em Brasília, ganhei medalha de bronze e menção honrosa no Brasília Photo Show e recebi convite para exposição na sede da Unesco em Paris. Agora, finalizo com essa exposição em Londres”, conclui o servidor da UnB.