COMUNICAÇÃO

Universidade celebra relacionamento com a mídia e a sociedade

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

Uma homenagem a professores, pesquisadores e jornalistas que, ao longo do ano, não mediram esforços para levar a produção científica aos cidadãos. Com esse espírito, a nona edição do Prêmio Parceiros da Imprensa reuniu cerca de 200 pessoas, no dia 21 de outubro, no salão do Centro de Excelência em Turismo (CET) da Universidade de Brasília.

A cerimônia, realizada anualmente pela Secretaria de Comunicação (Secom) da UnB, oferece troféus e certificados aos docentes que mais concederam entrevistas a veículos de comunicação. Também são homenageados os jornalistas que frequentemente procuram fontes de informação na Universidade.

“Fazemos essa festa com muito primor e carinho. Um lugar bonito, com música boa e comida deliciosa para prestar nossa gratidão aos professores e aos jornalistas que nos ajudam nessa missão de divulgar a produção científica”, afirma a servidora Shirley Gonçalves, coordenadora do evento.

Cerimônia anual homenageia cerca de 200 professores e jornalistas. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

A secretária de Comunicação da UnB, Helen Lopes, aproveitou a oportunidade para fazer um balanço das ações da Secom. Segundo a jornalista, nos próximos meses, um novo site para divulgação científica deve ser lançado, além da nova página da Secretaria. Os projetos servirão de base para o novo portal da UnB, em fase de estruturação.

A servidora comemorou ainda o alcance das campanhas de recepção aos calouros, feitas em parceria com o Decanato de Ensino de Graduação (DEG), o Decanato de Extensão (DEX) e a Faculdade de Comunicação (FAC). “As duas edições do Boas-vindas de 2015 envolveram mais de 500 mil pessoas pelas redes sociais”, informou.

Outro dado significativo são os pedidos por fontes de informação feitos à Assessoria de Imprensa da Secom. Neste ano, a equipe respondeu a 5 mil demandas de veículos de comunicação.

Sônia Báo, Ivan Camargo e Helen Lopes agradecem parceria com imprensa. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

“Aos professores, agradeço por entenderem a importância social de compartilhar seus conhecimentos com a imprensa. Aos colegas jornalistas, muito obrigada por confiar em nossas fontes”, disse Helen Lopes.

A vice-reitora Sônia Báo destacou que, ao fazer a interlocução com a imprensa e a sociedade, a Secom tem o papel essencial de mostrar o que é feito na UnB. “Nós professores, muitas vezes, usamos uma linguagem acessível apenas aos nossos pares. Esse trabalho de ‘tradução’ é importantíssimo para as pessoas e para a instituição”.

“O fundamental dessa confraternização é incentivar essa parceria indispensável entre academia e imprensa. Precisamos oferecer a pluralidade que a Universidade tem e o conhecimento dos nossos professores, fontes confiáveis e com bagagem para discutir temas diversos”, ressaltou o reitor Ivan Camargo.

AGRADECIMENTO – Participante das nove edições do Parceiros da Imprensa, a professora Débora Barem, da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade (Face), se orgulha dos prêmios recebidos. “Os troféus que já ganhei ficam expostos na minha sala, visíveis para todos. E não comemoro minha exposição na mídia, mas a oportunidade de compartilhar o meu conhecimento com a sociedade. Isso pode, inclusive, mudar uma realidade social”.

Professora Débora Barem participou das nove edições do evento. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

Para o pesquisador Marcelo Medeiros, vinculado ao Instituto de Ciências Sociais (ICS), a grande razão para se produzir ciência é conseguir atingir o cotidiano das pessoas. “O mérito desse evento é valorizar essa interação, mediada pelos meios de comunicação, entre a comunidade científica e a sociedade”, ponderou.

“O papel da Universidade é desenvolver pesquisas e tecnologias voltadas para a comunidade. É fundamental uma comunicação efetiva entre a academia e a população. A imprensa é o melhor canal para se fazer isso”, avaliou Jorge Arbache, professor da Face.

Os jornalistas também agradeceram a homenagem e o apoio da Universidade. “A UnB é um presente para os comunicadores de Brasília. É uma instituição de referência internacional, onde encontramos profissionais renomados em diversas áreas do conhecimento, aptos a falar com propriedade sobre qualquer tema”, disse a repórter Maiana Diniz, da Agência Brasil.