HOMENAGEM

Defensor do parto natural humanizado, cirurgião participou da cerimônia por videoconferência. Honraria acadêmica é a primeira do tipo recebida por ele

 

Representando Michel Odent (na tela), a enfermeira obstetra Heloisa Lessa recebe o título de Doutor Honoris Causa das mãos da reitora Márcia Abrahão. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

 

“Para mudar o mundo, é preciso, primeiro, mudar a forma de nascer.” A frase é do médico francês Michel Odent, reconhecido difusor da abordagem pró-parto natural. Na manhã desta terça-feira (5), a UnB outorgou ao especialista o título de Doutor Honoris Causa, em cerimônia realizada no auditório da Reitoria, no campus Darcy Ribeiro. A entrega da distinção foi aprovada por aclamação no Conselho Universitário (Consuni) da UnB, em novembro de 2015.

 

A participação de Odent na cerimônia aconteceu por meio de videoconferência. A enfermeira obstetra Heloisa Lessa, presidente do Instituto Michel Odent no Brasil, representou o homenageado e recebeu a honraria das mãos da reitora Márcia Abrahão. Antes da cerimônia, no mesmo local, o médico ministrou palestra sobre parto humanizado a um público essencialmente feminino.

 

O interesse do cirurgião no parto natural foi despertado na década de 1960, quando ele começou a trabalhar no Hospital de Pithiviers, na França. Lá, Odent esteve em contato direto com enfermeiras obstétricas, que o estimularam a ter visão diferenciada sobre o tema. A cidade se tornou referência em parto humanizado, abolindo uso de fórceps, de ocitocina sintética e de indução precoce do parto.

 

“Michel é daquelas pessoas inspiradoras, que conseguem, por meio de suas reflexões, fazer outros perceberem o quão importante é rever práticas e buscar uma maneira mais científica para um momento tão importante quanto o parto”, elogiou a professora Daphne Rattner, da Faculdade de Medicina (FM) da UnB, também presidente da Rede pela Humanização do Parto e do Nascimento (Rehuna). “Pessoas nascem uma vez só, e a forma como isso se dá é relevante para cada vida, para o bem ou para o mal”, considera. 

 

Autor de obras de referência para o tema, como o livro Renascer do Parto, Odent defende que o ambiente é fator crucial à parturição. “A partir dele, a gente passou a pensar que a mulher tem um conhecimento interno sobre o parir. Parto é um processo involuntário. Por isso, não há como ajudar. O que precisamos aprender é como não atrapalhar esse processo", avalia Heloisa Lessa. "Ele trouxe conhecimento científico para o parto. A partir das suas contribuições, esse ambiente passou a mudar”, complementa. 

Honraria outorgada a Michel Odent. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

 

Afirmando-se honrado pelo título, o médico reconheceu similaridades entre sua jornada profissional e a história da UnB. Ambos começaram as atividades na década de 1960. Além disso, Odent comentou ter conhecido a obra de Darcy Ribeiro ao longo de seu "caminho de estudante interdisciplinar da natureza humana".

 

A presidente do Instituto Michel Odent afirmou ser este o primeiro título de Doutor Honoris Causa recebido por Michel Odent. “Acredito que ele tenha ficado mesmo muito feliz, pois não pertence à academia”, opinou.

 

Compuseram a mesa da cerimônia Heloisa Lessa, a reitora Márcia Abrahão, a diretora da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), Maria Fátima de Sousa, e a vice-diretora Karin Eleonora Sávio. Participaram também da cerimônia o médico Alberto Guimarães, a enfermeira obstétrica Ana Cyntia Paulin Baraldi, a enfermeira Maysa Luduvice Gomes, a doula Thais Barral, o psiquiatra Marcos de Noronha e a professora Daphne Rattner.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.