RECONHECIMENTO

Substância utilizada em tratamento de usuários de drogas é objeto de pesquisa científica

Foto: Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

As psiquiatras Maria Célia Vítor de Souza Brangioni e Deborah Thomaz Duarte de Azevedo, do Hospital Universitário de Brasília (HUB), conquistaram a primeira colocação na categoria pôster da quinta edição do Congresso Internacional da Associação Brasileira Multidisciplinar de Estudos sobre Drogas (ABRAMD), realizado em dezembro na capital federal.

 

A elaboração do estudo, que tem como tema principal o uso da ibogaína no tratamento de pessoas com dependência química, durou quatro meses. No Brasil, as pesquisas são recentes e realizadas por poucos cientistas. Em outros países, existem estudos da aplicação da substância em animais desde 1940.

 

As pesquisadoras revisaram e analisaram a bibliografia existente sobre a ibogaína e a possibilidade de sua utilização para fins terapêuticos nos diversos tipos de dependências químicas, entre as quais as de tabaco, álcool, cocaína, morfina e heroína. As cientistas sinalizam, ainda, que há relatos de melhora de sintomas depressivos.

Arte: Ana Rita Grilo/Secom UnB

 

ORIGEM E PROPRIEDADES – A ibogaína é uma substância alcaloide, extraída da casca da raiz da iboga – planta originária de países do oeste africano. Nesse continente, é muito utilizada no combate à fadiga muscular e em alguns rituais religiosos.

 

Segundo a psiquiatra Maria Célia, professora da UnB e orientadora do estudo, a pesquisa pode vir a ser utilizada em políticas públicas de saúde. Ela observa que o uso da ibogaína, caso comprovada a sua eficácia terapêutica, pode acarretar grandes avanços nos diversos tratamentos psiquiátricos. "Os estudos mostram que a ibogaína age em circuitos neuronais específicos, reduzindo os sintomas de abstinência e o comportamento compulsivo", explica.

 

Além disso, a psiquiatra Deborah Azevedo considera que a premiação da pesquisa é um estímulo para dar continuidade aos seus estudos sobre a eficácia da ibogaína em tratamentos e a possibilidade de produção, no Brasil, de medicamentos à base do princípio ativo da substância. A pesquisadora premiada é residente do HUB e tem cinco anos de formada.

 

"Para mim, a premiação foi surpreendente e mostra o reconhecimento do nosso trabalho de pesquisa", comemora.  Ela ressalta que a ibogaína, como medicamento industrializado, é um produto importado (principalmente do Canadá e da Austrália), o que encarece a sua utilização.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.