HOMENAGEM

Suzana Mueller participou ativamente da mudança de acervo do antigo prédio para a atual Biblioteca Central da Universidade

Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A outorga do título de Professora Emérita da Universidade de Brasília (UnB) à bibliotecária Suzana Pinheiro Machado Mueller, na última sexta-feira (18), foi repleta de surpresas artísticas. Declamação de poesia com direito a intervenções do meio da plateia, textos emocionados de colegas e música ao vivo da banda brasiliense Plebe Rude – apresentação organizada por André Mueller, filho da docente e integrante-fundador da banda – deram o tom da homenagem à professora titular da Faculdade de Ciência da Informação (FCI).

Em sua trajetória, Suzana Mueller fez opções que marcariam a sua vida profissional e trariam contribuições relevantes para a Ciência da Informação e para a Universidade de Brasília. Formou-se em Biblioteconomia e Documentação pela Universidade Federal do Paraná, em 1962, e ingressou na UnB em fevereiro de 1972, na Biblioteca Central (BCE), que à época ainda funcionava em instalações provisórias.

“Participei ativamente da mudança da biblioteca, que foi muito interessante. Para levar os livros de um local para o outro, sem desordená-los, usamos caixas de plástico, enumeramos cada uma delas e também as estantes das duas instalações. Nós tirávamos os livros, colocávamos nas caixas, que vinham de caminhão, e depois transferíamos exatamente para a prateleira marcada pelos respectivos números. Então, em pouquíssimo tempo, a biblioteca já estava pronta”, relata Suzana.

“Mas a nova BCE significou uma mudança na concepção de biblioteca universitária. Em geral, as bibliotecas no Brasil se preocupavam muito com organização e preservação de acervo. A da UnB centralizou os acervos e instituiu os serviços, com aquele balcão amarelo de referência – exatamente para chamar a atenção de quem estava ali. E havia sempre pelo menos dois ou três profissionais para dar informações para os alunos. Essa ênfase em serviço foi uma tônica”, relembra a emérita.

A homenageada foi referência como professora do curso de Biblioteconomia, docente e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciência da Informação. Ao mesmo tempo em que se especializava – tornou-se mestre em Library Science pela George Peabody College for Teachers (EUA), doutora em Information Studies pela University of Sheffield (UK) e fez pós-doutorado na University of Illinois (EUA) –, abraçou a pesquisa em Comunicação Científica e Ciência da Informação como prioridade.

Banda Plebe Rude durante homenagem à professora Suzana Mueller. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

Embora esteja aposentada desde 2011, Suzana Mueller segue ativa na UnB, à frente do grupo de pesquisa Comunicação Científica na Universidade de Brasília, que criou em 1994, e como orientadora de quatro doutorandos, que concluirão os cursos em 2017.

Sobre sua trajetória de 43 anos de UnB, Suzana Mueller avalia: “Foram anos desafiantes, às vezes frustrantes, às vezes extremamente gratificantes. Acho que a lembrança que fica é essa, e eu tenho orgulho de pertencer à Universidade”.

A diretora da FCI, professora Elmira Simeão e também ex-aluna da agora emérita, discursou na cerimônia em nome de todos que tiveram aula com Suzana Mueller. “Uma mestra amiga que todos gostam de lembrar. É uma satisfação dizer que, em algum momento, pudemos compartilhar com ela o prazer da pesquisa e da sala de aula”, afirma. “Na notável atuação de Suzana, é possível perceber características que vão muito além de sua dedicação e competência, numa disposição marcada pela harmonia e leveza. E uma firmeza que só o equilíbrio e a sinceridade possuem.”

“Todos nós queremos nos aposentar e ter um currículo brilhante como o da professora Suzana, e com tantos estudantes que vibram com essa referência que a senhora é para todos nós”, disse o reitor Ivan Camargo, ao encerrar a cerimônia.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.