ARTE

Mostra na Casa da Cultura da América Latina terá pinturas, gravuras, cartazes e desenhos do artista gaúcho radicado em Brasília

Divulgação/ CAL

Charles Mayer: Percurso poético é o nome da exposição que ocupa as galerias, CAL e Acervo, da Casa da Cultura da América Latina da UnB (CAL), a partir de 23 de março. Com curadoria de Átila Ribeiro Regiani, a mostra será composta por pinturas, gravuras, cartazes e desenhos do artista gaúcho radicado em Brasília.

Pintor, artista gráfico, cenógrafo, desenhista, fotógrafo e professor, Charles Sebastião Mayer nasceu em Porto Alegre, em 1933, e chegou a Brasília em 1969. Professor da UnB durante 22 anos, uma de suas maiores contribuições acadêmicas foi a reestruturação do Instituto de Artes da Universidade.

Átila Regiani diz que a exposição funciona como resgate histórico e crítico, pois Mayer fez parte de uma geração de artistas da capital que, aos poucos, está desaparecendo da memória cultural da UnB  e  da  cidade. "A mostra chama a atenção para essa questão", enfatiza.

Na exposição, as paisagens e pinturas abstratas de Mayer vão estar acompanhadas de algumas obras de seus contemporâneos, como Douglas Marques de Sá, Lígia Freitas e Cathleen Sidki. Artista premiado, Mayer trouxe grandes contribuições às artes plásticas e gráficas.

Antes de ser professor da UnB, Mayer ensinou desenho e publicidade na Universidade de Santa Maria. Trabalhou como cenógrafo na TV Piratini de Porto Alegre e começou nas artes gráficas como planejador gráfico do Serviço Estadual de Turismo do Rio Grande do Sul. Faleceu em 28 de julho de 2013, em Brasília, aos 80 anos.

Exposição Charles Mayer: Percurso poético
Abertura: dia 23 de março de 2016 (quarta-feira), às 19h
Local: Galerias CAL (subsolo) e Acervo  (2o andar) da Casa da Cultura da América Latina
SCS Quadra 04, Edifício Anápolis. Telefone 61 3321.5811