CALENDÁRIO

Disciplinas interrompidas poderão ser concluídas até dia 3 de fevereiro. Oferta de verão e início do semestre letivo de 2017 estão mantidos

Foto: Roberto Fleury / Secom UnB

Professores de disciplinas da graduação e da pós-graduação da Universidade de Brasília que tiveram atividades paralisadas em função da ocupação nos meses de novembro e dezembro têm até 3 de fevereiro para repor aulas e realizar o lançamento das menções do semestre no sistema. A decisão foi tomada durante reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), na última quinta-feira (8).

A data também é o prazo final para trancamento justificado geral ou de disciplinas por excepcionalidade, direito dado aos alunos que se sentirem prejudicados pela interrupção de aulas no período da ocupação. As solicitações serão recebidas diretamente nos postos da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA) nas unidades. As disciplinas já concluídas poderão seguir a programação do calendário acadêmico de 2016 e ter as notas lançadas até o dia 14 de dezembro.

A decana de Ensino de Graduação, Cláudia Garcia, explica que as unidades acadêmicas cujas aulas foram suspensas durante a ocupação darão andamento às atividades para encerramento do semestre de acordo com suas necessidades específicas. “Os professores têm autonomia para decidir sobre como irão fazer a reposição e a avaliação dos alunos. Nossa orientação é que a quantidade de horas que as disciplinas precisam para serem concluídas seja cumprida”, afirma a decana.

Do mesmo modo, professores da pós-graduação deverão repor toda a matéria restante. Segundo a decana de Pesquisa e Pós-Graduação, Helena Shimizu, ainda que haja casos em que 75% da carga horária já tenha sido cumprida, sem a reposição, os alunos poderiam ser prejudicados pela perda de conteúdo e pelo limite de faltas por disciplinas (25%, a mesma quantidade que restaria para concluir o semestre). “A orientação é a reposição integral do conteúdo. O que o semestre letivo contempla terá que ser dado até o dia 3 de fevereiro”, enfatiza.

Apesar do adiamento da data para entrega das menções e trancamento das disciplinas, a definição do Cepe não interfere na regularidade do calendário acadêmico do próximo ano. Estão mantidos os períodos para matrícula e realização das disciplinas de verão, para registros do primeiro semestre de 2017, além da data de início das aulas – 6 de março.

Segundo o secretário-adjunto da SAA, Júlio César Goulart Garay, a opção pela flexibilização dos prazos para encerramento do semestre letivo foi para garantir a conclusão sem prejuízo das atividades e para evitar mudanças nos calendários acadêmicos posteriores. “O primeiro prejuízo de se alterar o calendário seria o de perder as disciplinas de verão e não começar 2017 como estava previsto. Isso significaria não ter as aulas de verão agora e nem no próximo ano. Também não poderíamos formar alunos sem terminar o período. Só regularizaríamos [o calendário] daqui dois anos”, ressalta Garay.

VERÃO – Com o calendário de verão mantido, o período de matrícula permanece de 19 a 29 de dezembro, via sistema Matrícula Web. As aulas começam no dia 4 de janeiro e terminam em 14 de fevereiro. Os interessados devem observar uma excepcionalidade: as disciplinas do 2°/2016 cujas notas não tenham sido lançadas por estarem em período de reposição não são consideradas concluídas e, assim, não são válidas como pré-requisito para outras disciplinas.

Outro detalhe refere-se ao cálculo de créditos. Ao solicitar uma disciplina de verão, o estudante deve se certificar de que não irá ultrapassar o limite permitido por semestre. Alunos que ainda estejam com o semestre em curso devem somar os créditos de disciplinas não concluídas aos créditos desejados para o verão. Por exemplo, um aluno com 20 créditos do 2°/2016 em reposição, caso solicite mais quatro no verão, terá um somatório de 24 créditos.

Para alunos cujas notas de todas as disciplinas do semestre sejam inseridas no sistema antes do período de matrícula de verão, o cálculo de crédito e a verificação de pré-requisito seguirão o fluxo normal dos processos anteriores.

Mesmo com o esforço para não alterar a programação de verão, a oferta das disciplinas, que deveria estar disponível no sistema desde o dia 5, só poderá ser consultada a partir da abertura das matrículas. “Ainda não foi possível inserir a oferta no sistema. Contudo, a oferta estará disponível ao ser iniciado o período de matrículas”, afirmou o secretário da SAA.