INGRESSO

Universidade de Brasília convoca mais de dois mil candidatos na primeira chamada do Programa de Avaliação Seriada

Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Alegria, satisfação e sentimento do sonho realizado. Nesta segunda-feira (9), os aprovados no Programa de Avaliação Seriada (PAS) que foram ao campus Darcy Ribeiro estavam em clima festivo. A primeira chamada selecionou 2.025 candidatos para 99 cursos, distribuídos entre os quatro campi da UnB (Plano Piloto, Ceilândia, Gama e Planaltina).

<< Divulgada lista com 2.025 aprovados no PAS

Jéssica Mathias estudou em escola pública e quer ser doutora em Antropologia. Foto: Beto Monteiro / Secom UnB

Jéssica Mathias, 17 anos, é uma das estudantes que experimenta a agradável sensação de ingressar numa instituição pública de ensino superior e comemora sua conquista.

“Meu esforço foi grande. Tenho certeza que na UnB vou fazer um curso de excelente qualidade”. A agora caloura, que mora em Sobradinho, foi aprovada para o curso de Ciências Sociais - Antropologia pelo sistema de cotas para estudantes pretos, pardos e indígenas (PPI).

O reitor em exercício da UnB, Enrique Huelva, celebrou a chegada dos calouros. "É sempre um momento muito importante, porque significa a renovação e a reafirmação da maior vocação da Universidade, que é a construção do conhecimento", disse. "São novos olhares, novas perspectivas, novas individualidades que nos ajudarão a construir a diversa comunidade da UnB", acrescentou.

"Ser professora é um sonho que tenho desde pequena", comemora a caloura Heloísa Sérgio. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Heloísa Sérgio, 17 anos, mora no Guará II e vai cursar Licenciatura em Matemática. Estudou toda a educação básica (ensino fundamental e médio) em escolas da rede pública do Distrito Federal. Por se espelhar em seus mestres, quer ser professora. “Fui muito incentivada por meus professores. Eles me fizeram enxergar a importância de ter uma boa educação”.

OPORTUNIDADE - Para a estudante Gabrielle Gomes, 17 anos, o sistema de cotas adotado pela UnB foi fundamental para a sua aprovação. Ela considera que os alunos oriundos das escolas privadas têm inúmeras vantagens em relação aos que estudam em escolas públicas.

“O ensino das escolas particulares é totalmente voltado para a realização dos exames como PAS e Enem. Com as cotas, a UnB coloca todos para concorrerem em igualdade de oportunidade”. Gabrielle vai estudar Engenharia de Software na Faculdade do Gama (FGA).

Gabrielle Gomes afirma ter estudado muito para ser aprovada no PAS. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Gustavo Messias, 18 anos, passou para Ciências Sociais. Ele considera que estudar na Universidade de Brasília é a realização de um sonho. “Vou me dedicar ao máximo para aproveitar tudo o que a Universidade tem a me oferecer para me formar um excelente profissional”, declara o calouro.

DATAS – O registro acadêmico dos aprovados em primeira chamada será realizado nos dias 3, 6 e 7 de fevereiro. O semestre letivo está previsto para começar no dia 6 de março. Confira o cronograma completo na Agenda do Calouro.

<< Confira a galeria de fotos da Universidade de Brasília no Facebook e no Flickr.