INGRESSO

Candidatos que fizeram o Enem 2016 têm oportunidades em 89 cursos nos quatro campi. Inscrições ocorrem de 24 a 27 de janeiro

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Foi liberada nesta quarta-feira (18) a consulta online aos resultados individuais no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2016. Realizado em novembro e dezembro, o certame contabilizou 8.630.306 inscritos. Desde 2014, as notas obtidas podem ser usadas para garantir uma vaga em cursos de graduação na Universidade de Brasília. Este ano, a instituição oferta 1.988 vagas em 89 cursos de graduação pelo Sistema de Seleção Unificada (SiSU) para ingresso no primeiro semestre de 2017. Há oportunidades para os quatro campi da instituição, em cursos de turno integral (matutino e vespertino) e noturno.

Os candidatos têm acesso aos resultados na Página do Participante. É necessário informar o CPF e a senha cadastrada no ato da inscrição.

Do total de vagas na UnB, 874 são destinadas para ampla concorrência, 104 para ações afirmativas e 1.010 reservadas para os candidatos amparados pela Lei nº 12.711/2012, que prevê cotas para estudantes de Ensino Médio oriundos da rede pública. Apenas 14 cursos da Universidade não terão vagas ofertadas pelo SiSU – os que exigem certificação de habilidade específica e os cursos que possuem editais próprios, como Libras e Educação do Campo.

CAMPI – O campus Darcy Ribeiro é o que oferece mais oportunidades. São 1.615 vagas, incluindo os mais concorridos, como Medicina e Direito.

A Faculdade do Gama (FGA) disponibiliza 140 vagas para o curso de Engenharia em período integral. No campus de Planaltina (FUP) são 85 oportunidades em quatro cursos (Ciências Naturais, Ciências Naturais/noturno, Gestão Ambiental e Gestão do Agronegócio). A Faculdade de Ceilândia (FCE) é a segunda a ter mais vagas. São 148, distribuídas em 6 cursos, com foco na área de saúde.

Este é o quarto ano em que a UnB utiliza as notas do Enem como forma de ingresso na graduação para o primeiro semestre letivo. Para o período, o acesso ao ensino superior na Universidade também é possível via Programa de Avaliação Seriada (PAS). Desde 2014, a instituição realiza vestibular tradicional apenas no meio do ano, para ingresso no segundo semestre. Este ano, houve aumento de vagas. Em 2014, eram 1.986, enquanto em 2015 e 2016 foram ofertadas 1.982.

INSCREVA-SE – As inscrições ocorrem de 24 a 27 de janeiro, no site do SiSU. O estudante poderá escolher duas opções de curso. Serão selecionados os candidatos mais bem classificados dentro do número de vagas oferecidas. As datas para divulgação do resultado final e para o registro acadêmico podem ser acessadas no site do SiSu.