ENSINO

Nesta fase, ordem de solicitação de disciplinas não é critério para conseguir vaga. Etapa é válida para estudantes registrados até 16 de fevereiro


Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB

 

Começa nesta terça-feira (21), à meia-noite, o período de matrículas em disciplinas de graduação para o primeiro semestre letivo de 2017 na Universidade de Brasília. O processo é realizado por meio do sistema Matrícula Web, que poderá ser acessado por calouros que já fizeram o registro acadêmico e por veteranos. O prazo se encerra às 18h de sexta-feira (24).

 

Não poderão efetuar a matrícula diretamente pelo sistema estudantes que ainda precisam realizar o registro acadêmico, a exemplo dos aprovados na segunda chamada do SiSU e do Vestibular para cursos que exigem Habilidade Específica (VHE). Nesses casos, o primeiro passo é realizar o registro e, em seguida, procurar a secretaria do curso para proceder à matrícula em disciplinas.

 

Estudantes que ainda não foram convocados em seus processos seletivos mas têm esperança de ingressar na UnB ainda no primeiro semestre não precisam temer. O quantitativo de vagas em disciplinas permanece reservado, considerando-se a possibilidade de futuras chamadas.

 

>> Clique para ver o calendário completo, que inclui datas para Ajuste de Matrícula e para Trancamento

 

SEM PRESSA – De acordo com a Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), o processamento dos pedidos no Matrícula Web acontece de forma coletiva, somente após o encerramento do período de pré-matrícula. “Não adianta o estudante correr para acessar o sistema na primeira hora, porque, para esta etapa, ele já tem vaga garantida nas disciplinas em que está pré-matriculado, basta confirmar essa oferta dentro do prazo estabelecido. Para solicitações de disciplinas, o atendimento também não acontece por ordem de solicitação, mas, sim, por critérios de prioridade”, garante o analista de TI Vladmir Carneiro, que trabalha na SAA. 

 

Segundo Carneiro, as vagas são preenchidas pela ordem de solicitação apenas durante o Ajuste de Matrícula, que começa em 2 de março.

 

COMO FUNCIONA – Ao entrar na página do Matrícula Web, o estudante deve selecionar a opção clique aqui para fazer o login. Para efetivar o acesso, é necessário informar matrícula e senha recebidas no momento do registro acadêmico. Caso não se recorde da senha, o usuário pode selecionar a opção Solicitar Senha. Após o preenchimento do formulário, o código é encaminhado para o e-mail pessoal do aluno, informado no ato do registro.

 

A partir do login, o estudante tem acesso à relação de disciplinas nas quais está pré-matriculado. Isso significa que a vaga na respectiva turma já está reservada para o aluno. Essa proposta é feita pelo Sistema de Informações Acadêmicas da Graduação (Sigra), de acordo com critérios como curso, fluxo curricular e semestre em que o aluno se encontra. Caso a proposta seja confirmada, a matrícula é realizada automaticamente. Contudo, se o estudante recusar a proposta, na tentativa de inscrever-se em outra turma, por exemplo, a vaga não estará mais garantida, e ele passará a concorrer com os demais interessados.

 

Vale ressaltar que, na pré-matrícula, os calouros podem apenas confirmar a proposta recebida. Para realizar qualquer alteração, é preciso comparecer ao departamento e verificar com o coordenador as possibilidades de mudança. A partir do segundo semestre, o universitário tem a possibilidade de excluir ou solicitar outras matérias diretamente pelo Matrícula Web.

 

De acordo com Felipe dos Santos, analista de TI e coordenador da Gerência de Informações Acadêmicas do Centro de Informática (CPD) da UnB, a arquitetura do software está em constante aprimoramento, visando melhor atender aos usuários do Matrícula Web. “Temos um plano de contingência e estamos de prontidão caso haja falha de energia ou alguma outra dificuldade durante o processo”, afirma.

 

PRIORIDADE DE MATRÍCULA – De acordo com o analista Vladmir Carneiro, ao se manter no fluxo do curso, o estudante sempre terá prioridade para conseguir as disciplinas do semestre subsequente. Por isso, é importante que o calouro confirme a proposta que lhe for oferecida na pré-matrícula. "Os calouros têm prioridade, com vagas reservadas nas matérias obrigatórias que integram o fluxo curricular de cada curso. Em seguida, são atendidos os veteranos", acrescenta.

 

A seleção envolve diferentes critérios como: aderência ao fluxo; prioridade da disciplina no curso; menor débito acumulado (ou seja, quantidade de matérias dos semestres anteriores sem cursar); posição relativa do estudante (quanto mais próximo da conclusão do curso, maior é a prioridade para obtenção da vaga); Índice de Rendimento Acadêmico (IRA); e quantidade de disciplinas com menção SR (sem rendimento).

 

Carneiro ressalta que acessar o sistema nas primeiras horas também não garante aos veteranos vagas em disciplinas optativas ou de módulo livre. Contudo, aqueles que desejem muito determinada matéria podem contar com o recurso de marcação de prioridade. Funciona da seguinte forma: caso a matéria pretendida possua mais de uma turma disponível, o estudante inclui as turmas que se encaixam em sua grade horária, marcando 1 para a turma de maior preferência, e numerando a partir de 2 as seguintes prioridades.

 

ESCOLHENDO DISCIPLINAS – A seleção de disciplinas optativas ou de módulo livre é feita pelo campo Oferta, localizado no menu esquerdo do Matrícula Web. Ali estão disponibilizadas disciplinas de todos os departamentos. Ao selecionar a matéria desejada, uma janela será aberta com informações sobre ementa, programa, pré-requisitos e créditos da disciplina, turmas ofertadas e seus respectivos horários, locais, professores, reservas por curso e quantidade de vagas.

 

Para cursar uma disciplina, é preciso atender aos pré-requisitos exigidos, ou seja, ter sido aprovado na(s) disciplina(s) exigida(s) como condição. Além disso, o pedido não pode ter choque de horário com outra matéria em que o universitário esteja matriculado e as solicitações somente serão aceitas até o limite de créditos previsto para cada curso.

 

LISTA DE ESPERA – O resultado final da matrícula para disciplinas  com exceção daquelas em que o aluno já estava pré-matriculado, cuja confirmação é imediata , está previsto para o dia 27 de fevereiro. Caso não tenha conseguido matrícula por falta de vaga, o aluno pode acessar o sistema entre 0h do dia 2 de março e 18h do dia 4 e confirmar interesse em permanecer na lista de espera. Se não registrar interesse, automaticamente deixará de concorrer a uma possível vaga na disciplina. Os candidatos que permanecerem na lista de espera também serão ordenados conforme critérios de prioridade.

 

Uma novidade em vigor a partir deste semestre é que a Lista de Espera passa a ter prazo de fechamento. O dia estipulado é 17 de março, prazo final também para a reserva de vagas em disciplinas destinadas a calouros. "Buscamos aprimorar a distribuição de vagas. A partir dessa data, as disciplinas ofertadas inicialmente aos calouros e que tenham vagas não ocupadas estarão liberadas para os demais alunos da UnB, com as matrículas sendo efetuadas diretamente pelo sistema Matrícula Web”, esclarece o secretário-adjunto de Administração Acadêmica, Julio Garay.

 

AJUSTE  O aluno deve estar atento também ao prazo para Ajuste de Matrícula, que vai de 2 a 12 de março. Essa é a única etapa em que as vagas podem ser preenchidas pela ordem de solicitação, pois existe a possibilidade de o estudante incluir uma disciplina que tenha vagas disponíveis e não possua lista de espera, sendo, assim, matriculado imediatamente. É também durante o Ajuste que o aluno pode retirar disciplinas nas quais se matriculou mas, por algum motivo, não deseja cursar.

 

Caso tenha dificuldade no processo de matrícula, o universitário deve procurar a secretaria de seu curso ou o Posto Avançado da SAA referente à sua unidade.

O passo a passo da matrícula: clique para ver em alta resolução. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

 

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.