ADMISSÃO

Boletim Informativo do Subprograma 2014-2016 disponibiliza informações, como total de candidatos, demanda dos cursos, notas de corte e vagas ofertadas por curso e por sistema de ingresso

Estudantes realizam provas. Foto: Arquivo/Secom UnB

Já está disponível o Boletim Informativo do Programa de Avaliação Seriada (PAS) – Subprograma 2014-2016. O documento, divulgado pelo Cebraspe, reúne dados importantes sobre o processo seletivo que, atualmente, oferta metade das vagas disponíveis por ano para ingresso na UnB. Somente para 2017, esse quantitativo chega a 4.222 vagas distribuídas em 99 cursos de graduação nos quatro campi: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina.

Ao longo das três etapas (2014/2015/2016), o Programa somou 55.152 inscrições, sendo que na última etapa houve 11.587 candidatos inscritos. Desse total, 2.025 foram selecionados já em primeira chamada para ingressar na UnB. Em segunda, terceira e quarta chamadas houve a convocação, respectivamente, de 221, 51 e 22 aprovados. Para o segundo semestre, mais 2.110 vagas estão reservadas aos selecionados no certame.

A oferta do PAS foi distribuída entre os três sistemas de vaga: foram 2.149 vagas das Cotas para Escolas Públicas, 224 das Cotas para Negros e 1.849 do Sistema Universal. Vale esclarecer que as Cotas para Escolas Públicas são divididas em dois grupos: aluno com renda familiar bruta menor ou igual a 1,5 salário mínimo per capita; e aluno com renda familiar bruta maior que 1,5 salário mínimo per capita; sendo que em ambos o aluno pode ou não se autodeclarar como Preto, Pardo ou Indígena (PPI).

Medicina registrou o maior argumento final do exame (196,814) e também foi o curso de maior demanda, com 26,48 inscritos no quadro geral por vaga. Após vem Direito Diurno (12,82) e Odontologia (10,57). Já o argumento mínimo para ingressar em cada graduação, conhecido também como nota de corte, varia de acordo com o sistema de vagas escolhido pelo candidato. O gráfico abaixo exibe os três cursos com as maiores notas de corte em cada sistema.

Dados do Boletim Informativo do PAS Subprograma 2014-2016. Arte: Igor Outeiral/Secom UnB

APROVADOS – O primeiro lugar geral do PAS, responsável pela maior nota do subprograma, é o estudante Vinícius Paulo Lima de Menezes, inscrito pelo Sistema de Cotas para Escolas Públicas. O candidato desistiu de suas pretensões iniciais de cursar Engenharia Civil fora de Brasília para seguir a carreira com a qual se identificou: a de médico. Com a aprovação, as expectativas do estudante para a vida acadêmica são as melhores: “Enquanto eu não estiver em aula, provavelmente vou estar sentado com um livro na biblioteca. Mas fora isso, vou tentar aproveitar ao máximo a rotina da Universidade e levar esses seis anos da melhor forma possível”, planeja.

Também oriundo de escola pública, Breno Linhares de Sousa foi selecionado para o curso de Engenharia Eletrônica da Faculdade do Gama pelo mesmo sistema de cotas. O caminho árduo trilhado para conquistar uma vaga na Universidade estimulou o calouro a buscar maior empenho aos estudos, agora na graduação. “Vai ser com certeza muito mais puxado [que na escola], mas vou me esforçar e dar o meu melhor”, comenta.

Confira matéria da UnBTV com aprovados no PAS:

SISUnB – Uma novidade do último Subprograma é que foi disponibilizada aos candidatos, após a correção das provas, uma consulta ao desempenho individual na seleção e a outros dados, como notas de corte para cada curso. De posse desses dados, os estudantes puderam escolher se queriam manter ou alterar a pré-opção de campus, curso e turno. A inovação se deu por meio do Sistema Informatizado de Seleção dos Cursos de Graduação da UnB (SISUnB), ferramenta que tem como objetivo ampliar as oportunidades de ingresso e melhorar o aproveitamento das vagas disponíveis.

Aprovada em Pedagogia, Aline Soares Guimarães encontrou, como maior desafio para se tornar universitária, a escolha de sua graduação. A primeira opção da estudante ao realizar a inscrição para o PAS foi o curso de Direito. No entanto, devido à falta de afinidade com área, aproveitou a ferramenta do SISUnB para realizar a troca em sua pré-opção. “Meu sonho sempre foi fazer um curso na área da Educação. Optei pela Pedagogia, que é mais a minha cara”, afirma.

O SISUnB foi inaugurado no vestibular do segundo semestre de 2016 e continuará sendo utilizado como ferramenta exclusiva dos processos seletivos da instituição.