INFRAESTRUTURA

SG1 é um dos prédios mais antigos da Universidade de Brasília. Na época da invasão de militares na UnB, serviu como abrigo a estudantes

Foto: Julio Minasi/UnB Agência

Banheiros, iluminação externa, instalações elétricas, pavimento e forro. Tudo isso passou por reforma no prédio do Instituto de Artes (IdA) da Universidade de Brasília (UnB). A cerimônia de inauguração das melhorias no prédio - um dos mais antigos da instituição - ocorreu na última sexta-feira (16). As obras foram concluídas em maio deste ano e, desde então, o local está disponível para uso dos alunos, dos professores e da comunidade.

O Diretor do Instituto de Artes, professor Ricardo José Dourado Freire, comparou a reforma à restauração de uma obra de arte dos anos 60. "Trabalhamos em uma obra de arte feita com o intuito de agregar as pessoas. Já repararam como é fresco aqui, nesses jardins e nesses espaços abertos em que a natureza, a luz e as pessoas interagem aproveitando o ambiente arquitetônico? Esse prédio é um ícone da proposta arquitetônica da Universidade", afirmou.

Freire lembrou que o Instituto de Artes foi esconderijo para estudantes à época da invasão dos militares na Universidade, durante a ditadura, em 1968. "Esse prédio serviu quase como um santuário, no sentido medieval, para os artistas se protegerem dos militares e das brutalidades que foram feitas. Então, revitalizar o prédio, é manter a história e o ideal da Universidade de Brasília", avaliou.

A obra custou aproximadamente R$ 1,2 milhão e integra o Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni). A última reforma no prédio do IdA havia sido feita na década de 90.

O reitor Ivan Camargo destacou que neste ano estavam programadas diversas obras estruturais na Universidade, não concretizadas devido ao corte orçamentário do governo federal. "Estávamos organizados para uma expansão de infraestrutura em torno de R$ 50 milhões. Porém, houve uma situação particular e excepcional: tivemos um corte estupendo no orçamento. Não gastamos nem R$ 15 milhões. E a UnB precisa revigorar espaços estratégicos como o Instituto de Artes", lamentou, ao afirmar que o processo de melhorias exige maturação.

"As Artes precisam de um novo prédio, os professores precisam de sala para receber seus alunos, precisamos de ampliação nas instalações, mas não podemos deslocar as Artes do centro das intenções e do coração da Universidade de Brasília", disse Ivan Camargo, que rememorou momentos no IdA quando ainda era estudante de Engenharia Elétrica e frequentava o prédio da Faculdade de Tecnologia, que fica próximo. "Era sempre muito agradável passear pelo Instituto. E estar hoje no SG1 revitalizado é uma honra e uma satisfação muito grande", disse.

DESENHO INDUSTRIAL - Existe um projeto em andamento para a construção de um novo prédio para o curso de Desenho Industrial. A previsão é que ele seja finalizado ainda este ano para, em 2016, passar pelo processo de licitação. "A direção do Instituto de Artes vai sair do SG1 quando for feito o prédio do Desenho Industrial, mas posso dizer desde já que teremos muita saudade desse ambiente, que é muito rico", declarou o Diretor do Instituto de Artes, Ricardo Freire.

INSTITUTO DE ARTES

VALOR TOTAL: R$ 1.196.100,39
INÍCIO: Maio de 2014
TÉRMINO: Maio de 2015

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.