ADMISSÃO

Aprovados na primeira chamada do PAS para o segundo semestre de 2017 festejam vaga na UnB

Estudantes procuram seus nomes na lista de aprovados afixada no Teatro de Arena. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O primeiro passo em direção à realização profissional foi dado nesta quinta-feira (27) por 1.822 calouros, aprovados pelo Programa de Avaliação Seriada (PAS) para ingressar no segundo semestre de 2017 na Universidade de Brasília. A reação dos jovens que estiveram reunidos no Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro foi de pura emoção ao verem seus nomes impressos na lista final. Com o orgulho estampado nos rostos pintados de alegria, eles comemoraram a conquista com grande festa.

Danilo Rodrigues provou a quem não acreditava que ele é, sim, capaz de estudar Medicina na UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

O RETRATO DOS CAMPEÕES Cursar Medicina na Universidade de Brasília era o grande objetivo de Danilo Rodrigues. Morador de Ceilândia Sul, ele sempre estudou em escolas da rede pública do Distrito Federal. “Sempre ouvia que eu não conseguiria, que não era capaz. Mas, aqui estou. Me esforcei e consegui superar todas as barreiras”, comemora.

O estudante de 17 anos sente que está preparado para encarar a rotina acadêmica e pretende se especializar em oncologia.

Ana Paula Ribeiro também tem 17 anos e vai cursar Direito. Ela ingressou por meio do sistema de cotas raciais. Seu objetivo é se envolver na carreira diplomática. “Acredito que, aqui, farei um curso de excelente qualidade. A UnB é referência em todo o país”, destaca.

Outra estudante que transborda alegria é Luiza Guimarães. A caloura de 17 anos mora em Taguatinga Norte e vai estudar Letras/Português. Ela é a primeira da sua família a estudar na UnB. A escolha do curso é resultado do incentivo dos seus professores. “Pretendo ser uma excelente professora, assim como os que tive na minha escola”, declara. Num breve futuro, Luiza também pretende fazer o curso de História.

Com a família, Luana Amato comemora o ingresso na UnB. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Ser professora de Educação Física e se especializar em dança. É o que planeja agora a estudante Luana Amato. Aprovada aos 18 anos, ela mora no Alto Colorado e também é a primeira de sua família a entrar na UnB. “Pretendo me dedicar à área de dança e, se tiver a oportunidade, cursar Nutrição”, diz. Ela afirmou também estar consciente de que será preciso muito empenho e estudo para continuar alcançando os seus sonhos.

REGISTRO ACADÊMICO – Os alunos aprovados nesta primeira chamada devem ficar atentos às datas para a efetivação do registro acadêmico. A etapa – fundamental para que as vagas sejam asseguradas – será realizada nos postos avançados da Secretaria de Administração Acadêmica (SAA), nos dias 8 e 9 de maio. A divulgação dos aprovados em segunda chamada está prevista para 12 de maio.

>> Para mais informações, acesse a Agenda do Calouro