ADMISSÃO

Aprovados em primeira chamada no vestibular comemoram resultado. Registro acadêmico acontece em 20 e 21 de julho

Jonatas Barros viu seu sonho concretizado com a aprovação no vestibular para Medicina. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Tornar-se médico era o sonho de Jonatas Barros desde quando finalizou o ensino médio, em 2015. No entanto, o caminho para ingressar no curso de Medicina da UnB foi árduo. Passou um ano no cursinho, estudando de manhã até a noite, mas as tentativas nos processos seletivos da instituição não foram bem-sucedidas. Nem por isso o jovem de 18 anos desistiu. Em 2017, ele finalmente conseguiu alcançar o resultado almejado. “A gente só passa a dar valor àquilo que é inesperado. Para mim, a UnB era algo que estava além das minhas capacidades”, relata o calouro, que concorreu pelo sistema de cotas para negros.

Jonatas é um dos 2.379 aprovados na primeira chamada do vestibular 2017, divulgada na tarde desta segunda-feira (17) pelo Cebraspe. Neste processo seletivo, foram ofertadas 2.444 vagas em 98 cursos de graduação presenciais, distribuídos nos quatro campi da UnB: Darcy Ribeiro, Ceilândia, Gama e Planaltina. Dessas vagas, 65 não foram preenchidas e serão remanejadas para outros processos seletivos.

Pedro Henrique Pereira e Beatriz Teotônio: aprovados em Letras e Publicidade e Propaganda, respectivamente. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

FESTA – Para comemorar a aprovação, uma multidão de jovens com rostos pintados e cartazes coloriu o Teatro de Arena do campus Darcy Ribeiro, local onde foi disposto um mural com a listagem dos selecionados. Além da alegria, eles demonstravam o orgulho de poderem iniciar a trajetória em uma universidade pública de qualidade.

Foram esses os sentimentos compartilhados pela caloura do curso de Publicidade e Propaganda Beatriz Teotônio. Para ela, as expectativas como estudante da UnB são muitas. “Eu espero me encontrar no curso e que seja realmente o que eu quero fazer”, diz.

Letras/Tradução Inglês foi a escolha de Pedro Henrique Pereira da Silva. Morador de Pedregal, ele desejava ter a oportunidade de estudar no exterior, mas por conta de adversidades financeiras optou por tentar o ingresso na UnB pelo sistema de cotas para alunos de escolas públicas. As dificuldades com a área de exatas até o levaram a pensar que não conseguiria ser aprovado, mas ele estava errado. “Depois de tanto estudo e esforço, consegui entrar na UnB. Foi muita alegria”, celebra o calouro.

João Pedro compartilhou com a mãe, Ângela, a alegria de se tornar calouro do curso de Relações Internacionais. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Entre aqueles que tinham motivos para festejar também estava João Pedro França Meira. Oriundo de escola pública, ele foi outro que, com bastante dedicação aos estudos, conseguiu a aprovação no curso de Relações Internacionais. E esse é apenas um dos sonhos do rapaz.

“Foi sofrido, mas valeu a pena. Eu ainda quero passar em muitas coisas aqui. Mas já é a primeira parte realizada”, comenta. O apoio da mãe, Ângela Maria Sousa França, também foi imprescindível para que obtivesse essa conquista. "É uma satisfação, porque é muito difícil pagar um curso fora da UnB", afirma ela.

REGISTRO – Os convocados em primeira chamada deverão realizar o registro acadêmico ainda nesta semana, nos dias 20 e 21 de julho, nos postos da Secretaria de Administração Acadêmica da UnB. O processo ocorrerá em diferentes turnos: de 8h15 a 11h45 e de 14h15 a 17h45, para os aprovados em cursos diurnos, e de 14h15 a 20h, para selecionados em cursos noturnos.

Todas as informações sobre os locais de registro e documentação necessária estão disponíveis na Agenda do Calouro. Esta é uma etapa obrigatória para que os selecionados garantam sua vaga na UnB. O não comparecimento implica a perda do direito à vaga, que será redistribuída para a próxima chamada. A divulgação da segunda chamada está prevista para o dia 26 de julho.