SEMINÁRIO

Universidade sedia XI Encontro Regional Centro-Oeste de História Oral, entre 21 e 24 de novembro, no auditório do Ceam

História Oral focaliza o testemunho do cotidiano. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

A importância dos testemunhos históricos transmitidos por meio da fala é o que move os trabalhos do Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória (Necoim). Vinculado ao Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (Ceam) da UnB, o núcleo está em operação há 30 anos e promove, entre os dias 21 e 24 de novembro, o XI Encontro Regional Centro-Oeste de História Oral. Sediado pela terceira vez na Universidade de Brasília, o evento tem foco nos estudos e desenvolvimentos da arte de ouvir.

A professora Eloísa Pereira Barroso, coordenadora do curso de História da UnB, antecipa que o evento estará centrado nas práticas de história oral no Centro-Oeste. “Vamos debater como o pesquisador tem feito esses estudos das histórias de vida contadas pelas pessoas”, detalha.

Professora Eloísa Pereira Barroso participa da organização do encontro. Foto: Luís Gustavo Prado/Secom UnB

Segundo a docente, a valorização da História Oral, que ainda está em fase de consolidação, se insere em uma situação de dinamicidade onde os sujeitos passam a ser os próprios agentes históricos.

“Essa abordagem acessa a densidade do indivíduo, levando em consideração como se percebem, como se colocam, como agem, interagem e, assim, formatam o relato histórico”, descreve. Dessa forma, o foco das narrativas recaem no indivíduo, no cotidiano, para fora da ideia geral da História, centrada nos grandes nomes.

Eloísa Pereira comenta que a UnB tem tradição nessa abordagem de pesquisa, com o trabalho desenvolvido pelas ex-docentes Nancy Alessio Magalhães e Cléria Botêlho. Um dos pontos altos do encontro será o minicurso História Oral: a entrevista como fonte de pesquisa, ministrado pela professora Regina Coelly na quarta-feira (22). Na ocasião, ela abordará o uso do método para trabalhar com o testemunho na perspectiva da história oral. Acesse a programação completa.