ACESSIBILIDADE

Evento reúne especialistas em tecnologias e metodologias inovadoras na aprendizagem

 

Acessibilidade e educação é o foco do 2º Encontro Temático do Programa de Aprendizagem para o 3º Milênio – A3M, que acontece na próxima quarta-feira (4), no Auditório Verde da Faculdade de Economia, Administração, Contabilidade e Gestão de Políticas Públicas (Face). Palestra, mesa-redonda, minicurso e exposição de trabalhos integram a programação da iniciativa, que é gratuita e aberta à comunidade. 

 

As atividades começam às 8h30, com palestra do professor Jaime Sanchez, da Universidade do Chile, sobre Interação com interfaces multimodais para desenvolver o intelecto de pessoas com deficiências.  No mesmo horário, será aberta a exposição Acessibilidade, tecnologia e metodologias inovadoras de aprendizagem, que reúne trabalho de docentes da UnB sobre a temática.

 

O encontro traz ainda o minicurso Aspectos gerais da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n. 13.146/15) e estratégias educativas de acessibilidade, ministrado por profissionais do Instituto de Letras (IL), das 14h30 às 18h30. 

   

Também palestrarão no evento representantes da Secretaria de Educação do Distrito Federal, do Ministério da Educação (MEC), da Faculdade de Educação (FE), do Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais (PPNE).

 

“Essa iniciativa é muito importante para promover mudanças no modelo educacional”, declara Lívia Veleda Sousa e Melo, diretora do Centro de Educação a Distância (Cead). Ela destaca que a atividade permite a interação e troca de conhecimento entre pesquisadores internos e externos à Universidade.  

 

O evento é promovido pelo Centro de Educação a Distância (Cead) em parceria com o Departamento de Ciência da Computação (CIC/UnB). A inscrição ocorre pela internet e os interessados devem responder o e-mail de confirmação para validar o registro. 

 

 

SOBRE – O Programa Aprendizagem para o Terceiro Milênio (A3M), vinculado ao Cead, visa potencializar as iniciativas que promovam aprimoramento no processo de interação no ensino e aprendizagem. A iniciativa atua para identificar, valorizar e estimular ações educacionais inovadoras, frente ao novo perfil da comunidade acadêmica.

 

No ano passado, o A3M promoveu o 1º Encontro Temático do Programa de Aprendizagem para o 3º Milênio, voltado à gamificação, área que estuda técnicas e estratégias de jogos para utilizar em ambientes de não jogos. Segundo a diretora do Cead, o programa realizará mais quatro encontros temáticos ao longo de 2018. 

 

 

 

*Estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.

 

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.