INTERNACIONAL

Professores, pesquisadores e autoridades dos dois países discutem avanços e cooperações no setor aeroespacial

Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

 

O interesse no desenvolvimento científico e tecnológico aproxima pesquisadores de Brasil e Polônia, que promovem conferência no início desta semana – de 21 a 22 de setembro – na Universidade de Brasília. O encontro, organizado em parceria entre a instituição, a Agência Espacial Brasileira (AEB) e o Instituto de Aviação da Polônia, prevê a apresentação do atual panorama dos países no setor aeroespacial e a assinatura de acordos bilaterais.

 

O reitor da UnB, Ivan Camargo, deu as boas-vindas aos participantes, nesta segunda-feira (21), com os votos de que o evento “represente importante aproximação entre as comunidades científicas dos dois países”. Ainda na abertura, o embaixador polonês no Brasil, Andrzej Braiter, comentou a tradição do país europeu em áreas matemáticas e celebrou o fato de o encontro ser realizado “em um dos melhores lugares do mundo”. Braiter tem longa ligação com a UnB, onde estudou, viveu e trabalhou no início dos anos 1980.

 

Para o diretor do Instituto de Aviação da Polônia, Witold Wiosniowski, a conferência pode ser “um importante passo para a cooperação científica e tecnológica entre Polônia e Brasil”. Como parte dessa aproximação, segundo ele, está prevista a assinatura de acordo entre a AEB e Agência Espacial Polonesa (Polsa).

 

Representantes das duas agências informaram sobre os investimentos na área. O presidente da Polsa, Marek Banaszkiewics, afirmou que pesquisa e defesa são os dois principais pilares da instituição. Comentou ainda a existência de dois nanossatélites poloneses em órbita e fez referências ao histórico aeroespacial da Polônia, que enviou o seu primeiro astronauta ao espaço em 1978.

Professor Gurgel apresenta perspectivas do setor aeroespacial brasileiro. Foto: Júlio Minasi/UnB Agência

Diretor de Satélites, Aplicações e Desenvolvimento da AEB e professor da Faculdade de Tecnologia (FT/UnB), Carlos Alberto Gurgel apresentou o cenário e os desafios do setor aeroespacial brasileiro, entre eles, o de consolidar uma rede de instituições para o rastreamento de satélites. Gurgel lembrou que, apesar das dificuldades impostas pela legislação para contratar e comprar equipamentos, o país lançou com sucesso em 2014 o nanossatélite NanosatC-Br1, mantém centros de lançamento em Alcântara (MA) e em Natal (RN), além de ter extensa programação de atividades na área para os próximos anos.

 

ORIGEM DAS PARCERIAS – A aproximação que deu origem à conferência teve inicio em 2014, após contatos entre o Decanato de Pesquisa e Graduação (DPP) e as representações diplomáticas da Polônia. Em abril deste ano, o decano Jaime Santana esteve no país europeu, onde foi assinada a cooperação binacional para realização de eventos, intercâmbio de estudantes e produção conjunta de pesquisas.

 

“Esse interesse entre os dois países começou a amadurecer no ano passado, ganhou forma e passou a ser tratado como questão de Estado”, explica Jaime Santana. O professor destaca a relevância da participação de nomes importantes da ciência e do governo polonês e avalia a conferência como marco para o desenvolvimento dos estudos aeroespaciais na UnB.

 

“Os resultados desse encontro devem ter impacto significativo na internacionalização das pesquisas, em especial para o campus do Gama”, diz o decano, em referência ao campus que conta com o curso de Engenharia Aeroespacial, implantado com o apoio do professor Carlos Alberto Gurgel.

 

A importância estratégica da cooperação também foi evidenciada pelo diretor do Departamento das Américas do Ministério de Assuntos Internacionais da Polônia, Grzegorz Kozlowski, ao comentar o estreitamento das relações diplomáticas e econômicas entre Brasil e Polônia. “Estamos muito distantes geograficamente, mas próximos em vários interesses”, disse.

 

Kozlowski apresentou dados sobre o volume das relações comerciais entre os países, que saltou de US$ 612 milhões, em 2005, para US$ 1,689 bilhão, em 2014. Ele também falou sobre a interação cultural entre os dois povos e se disse “orgulhoso pela contribuição polonesa ao desenvolvimento do Brasil”.

 

UnB e POLÔNIA – O interesse recíproco entre a UnB e as instituições polonesas tem se evidenciado com a realização de eventos. No ano passado, o Campus Darcy Ribeiro sediou a segunda edição de um dia temático sobre o país europeu. Na ocasião, dezenas de estandes apresentavam informações sobre as oportunidades acadêmicas na Polônia.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.