INTERNACIONAL

Banco Santander disponibiliza R$ 180 mil para viagens acadêmicas de alunos, professores e pesquisadores

Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A entrega oficial de 11 bolsas de intercâmbio, oferecidas pelo Santader à Universidade de Brasília, ocorreu nesta quinta-feira (7). Os auxílios são divididos entre os programas de bolsas Luso-Brasileiras, Ibero-Americanas de Graduação e Ibero-Americanas para Jovens Professores e Pesquisadores. Os valores ofertados pelas iniciativas variam de 3 mil a 3,5 mil euros.

“Essa internacionalização da Universidade é muito importante. Estamos recebendo 11 bolsas, muito bem-vindas, que trazem aos nossos alunos e professores a oportunidade de passar um ano fora. Para nós, essa é uma parceria muito positiva”, comenta o reitor Ivan Camargo.

O representante do Santander Universidades da região Centro-Oeste, Alexandro Lima, afirma que a parceria é uma honra para o banco em decorrência do prestígio que a Universidade tem dentro e fora do país e justifica a oferta de bolsas de intercâmbio. “Acreditamos que, para mudar a realidade de um país, o caminho é a educação, então, elegemos o Ensino Superior como principal vínculo para fazer a política de responsabilidade social da empresa”.

O professor Eiiti Sato, diretor da Assessoria de Assuntos Internacionais (INT) da UnB, entende que, independentemente da quantidade de bolsas oferecidas, esse tipo de incentivo sempre é válido. "Cada bolsa é importante porque faz uma diferença individual na vida do aluno que a recebe. Oferece experiência e acréscimo de perspectiva".

CRITÉRIOS DE SELEÇÃO - Em editais anteriores, a seleção dos alunos para os programas de bolsas Santander era feita com base no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) e nas atividades extracurriculares comprovadas pelo estudante, como seminários, palestras, grupos de pesquisa, cursos de especialização, cursos de idiomas e de voluntariado.

Quando o processo seletivo for aberto, os alunos deverão enviar a documentação à INT, por email, para que seja feita a análise. Para concorrer às bolsas, o estudante deve ter o mínimo de 40% dos créditos exigidos pelo curso e máximo de 90%. Além disso, o IRA deve ser de, no mínimo, 3,5.

A previsão é de que o edital dessa edição seja divulgado até o final de abril no site da INT.