AULA MAGNA

Calouros dos cursos noturnos são recebidos pela palestra da jornalista Sônia Bridi

Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

O ambiente da aula magna que recepcionou os calouros dos cursos noturnos era de satisfação, euforia e ansiedade. Cerca de 300 alunos acompanharam a palestra da jornalista Sônia Bridi, que abordou o tema #UnBeucuido, contou um pouco sobre sua trajetória profissional e falou sobre a responsabilidade social da mídia. A cerimônia foi nesta segunda-feira (7), no anfiteatro 9.

Boas-vindas: Pedagogo José Pacheco conversa sobre novas concepções de aprendizagem

Boas-vindas: Professor da UnB fala sobre o combate ao Aedes aegypti

Graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), a repórter ressaltou o orgulho e a responsabilidade de se formar em uma instituição pública. Para ela, é fundamental saber reconhecer, valorizar e retribuir o investimento feito pela sociedade na formação superior de cada aluno que passa pela UnB.

Na conversa, também apresentou vídeos com imagens e reportagens sobre alguns países que visitou ao longo dos mais de 20 anos dedicados à profissão. Conhecida por retratar assuntos polêmicos e socialmente relevantes, a jornalista afirmou que os profissionais dos veículos de comunicação devem ser conscientes do importante papel que exercem na sociedade e, por isso, precisam ter a ética como pilar. "Se eu tiver que escolher entre o interesse do público e o da empresa em que trabalho, eu escolho o interesse do público”, pondera.

A jornalista Sônia Bridi fala das reportagens que fez em vários países. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

A jornalista foi premiada por várias reportagens sobre meio ambiente e mudanças climáticas. Como escritora, Sônia Bridi lançou os livros: Laowai (estrangeiro) – histórias de uma repórter brasileira na China (2008) e Diário de Um Clima (2012).

Dando as boas-vindas, o reitor Ivan Camargo manifestou a alegria de participar da conquista dos alunos que ingressam na Universidade de Brasília. "Tenho o maior prazer em receber vocês para mais um ano de estudos. Aproveitem a UnB".

A vice-reitora Sônia Báo considera que, apesar da situação atual do país, a UnB segue sua busca pela excelência. "A nossa Universidade prioriza a qualidade do ensino, pesquisa e extensão. Apesar de passarmos por um momento de instabilidade econômica no país, a UnB manterá o excelente nível que sempre ofereceu aos seus estudantes".

O evento ainda contou com a apresentação do grupo As Meninas do Juá, que deram o toque musical à festa. Com graciosidade e muito ritmo, elas cantaram músicas regionais do nordeste brasileiro.

Trabalhar e estudar é a rotina de quem estuda à noite. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

PERFIL - Muitos estudantes que ingressam em um dos 37 cursos noturnos oferecidos na Universidade de Brasília têm um perfil especial. Geralmente, esses alunos trabalham durante o dia e estudam à noite. É o caso de Milena Maraschini, 16 anos, caloura da graduação em Física e assistente administrativa numa empresa privada. "Sei que a minha jornada vai ser muito desgastante. Moro longe e tenho que vir pra UnB todas as noites. Porém, acredito que posso me esforçar e aproveitar a oportunidade de estudar numa boa universidade", afirma.

Para Nery Souza, do curso de Administração, estudar na UnB é uma chance de progredir profissionalmente. Ele tem 33 anos e trabalha como gerente de contas nos Correios. "Minha intenção é aproveitar, no que for possível, a estrutura que a UnB me oferece. Quando me formar, vou subir na carreira", comemora.

Já Érica Soares, 20 anos, caloura do curso de Direito, revela a expectativa de entrar numa universidade pública. "Sempre tive excelentes referências da UnB. Sei que aqui terei a chance de fazer um curso superior de alto nível. Estou louca pra começar a estudar".