LUTO

Uma das pioneiras da Psicologia no Brasil, docente faleceu nesta terça-feira, aos 88 anos

Foto: Reprodução/UnB Agência

A professora emérita da Universidade de Brasília Thereza Pontual de Lemos Mettel faleceu na madrugada desta terça-feira (3), aos 88 anos, em Brasília. A docente do Instituto de Psicologia foi referência para o desenvolvimento da ciência psicológica no Brasil.

Foi uma das responsáveis por introduzir e consolidar no país a pesquisa científica nas áreas de Psicologia Clínica, Psicologia Escolar e do Desenvolvimento Humano.

Na Universidade de Brasília, Thereza Mettel atuou na formação de alto nível de docentes, pesquisadores e psicólogos e foi uma das responsáveis pela transformação do Departamento de Psicologia em Instituto.

"A professora Mettel é um ícone e um dos pilares da Psicologia na UnB. Sua dedicação, pesquisa e contribuições para a área da Psicologia Científica são um legado para a Universidade e para o país", afirma a professora Gardênia Abbad.

Thereza Mettel participou da organização da Sociedade Brasileira de Psicologia e do desenvolvimento do ensino de pós-graduação e pesquisa científica. Também teve papel de destaque na fundação da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Psicologia (Anpepp).

Nota de Pesar da Sociedade Brasileira de Psicologia pelo falecimento da professora Thereza Mettel

Contribuiu ainda para a estruturação e o funcionamento do Conselho Federal de Psicologia e de conselhos regionais, colaborando para a organização da profissão de psicólogo no país.

BIOGRAFIA – Mestre e doutora pela Universidade de Wisconsin (Estados Unidos), Thereza Mettel se especializou em Aconselhamento Psicológico (Universidade de Wisconsin-EUA), em Orientação Educacional (PUC-SP) e graduou-se em Letras Clássicas (PUC-RJ).

Ao final de 1963, foi convidada para colaborar com a criação do primeiro curso de graduação em Psicologia na Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, SP. Antes de voltar aos EUA, foi convidada para trabalhar na UnB e implantar um centro de atendimento psicológico a estudantes.

Entre dezembro de 1976 e fevereiro de 1979, foi Chefe do Departamento de Psicologia, vinculado ao Instituto de Ciências Biológicas (IB) da Universidade de Brasília. Também foi diretora do IB por quatro anos (1981 a 1985). Em 1987, participou da criação do Instituto de Psicologia e foi uma das fundadoras do Departamento de Psicologia Escolar e do Desenvolvimento (PED), ao qual ficou vinculada até sua aposentadoria em 1994.

Com 46 publicações no currículo, a pesquisadora participou da organização de periódicos científicos nacionais, em especial da Revista do Instituto de Psicologia da Universidade de Brasília (Psicologia: Teoria e Pesquisa, nível A no sistema QUALIS-CAPES e de circulação internacional), da qual participou como editora no período de 1989 a 1991. Foi também membro fundador da Revista do Conselho Federal de Psicologia (Psicologia: Ciência e Profissão), participando da elaboração das diretrizes e política de publicação dessa Revista.

Confira mais detalhes da biografia de Thereza Pontual de Lemos Mette

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.