GESTÃO

Valores de referência foram revisados com base no atual momento do mercado imobiliário. Índices são utilizados para determinar percentual de pagamento dos moradores

Foto: Roberto Fleury/Secom UnB

 

O Conselho Diretor da Fundação Universidade de Brasília aprovou, na última segunda-feira (29), redução nas taxas de ocupação de moradias funcionais da instituição. Pesquisa imobiliária encomendada pela FUB atualizou os valores de referência de mercado. O índice é utilizado como base para definição dos preços pagos pelos inquilinos.

 

A partir de março de 2016, as taxas de imóveis da Colina terão cerca de 2% de redução. Para os apartamentos das Superquadras 205 e 206 Norte, a diminuição fica em torno de 18% e 24%, respectivamente. A informação é da Secretaria de Gestão Patrimonial (SGP).

 

O reitor Ivan Camargo declarou-se satisfeito pelo atendimento à demanda de revisão dos valores e indicou que próximas atualizações podem ocorrer de maneira ainda mais dinâmica.

 

“A aprovação da redução é um passo importante em nossa política de moradia. Entendemos que, enquanto o mercado for volátil, é interessante que os valores sejam atualizados com periodicidade menor do que a trienal, que hoje é adotada”, diz o gestor.

 

COMO FUNCIONA – Antes da atual gestão, as taxas de imóveis funcionais passaram quase dez anos sem reajuste. A partir de 2013, em resposta a demandas de órgãos de controle, a FUB passou a monitorar a situação. Observou-se então que, em muitos casos, os valores cobrados eram apenas simbólicos.

 

“A ideia da moradia funcional é atrair e fixar professores e técnicos da Universidade de Brasília. Entretanto, é necessário haver uma política que permita dinamizar o processo, dando oportunidade a todos”, avalia a vice-reitora Sônia Báo.

 

Para incentivar a rotatividade dos imóveis, o Conselho Diretor da FUB instituiu, em julho de 2014, a taxa de 50% do valor de mercado como referência para o pagamento dos aluguéis aos moradores já instalados. A cada ano, esse percentual sobe 5%, até que se chegue à totalidade do valor de mercado.

 

Para novos ocupantes, a taxa corresponde a 60% da avaliação durante os primeiros cinco anos. Entre o início do sexto e o fim do 14º ano de ocupação, a taxa passa para 80%. A partir do 15º ano, o valor chega aos 100% da referência de mercado.

 

CONSEQUÊNCIAS – A assessora da SGP, Mariana Guerra, recorda que, em 2014, quando passou a vigorar a nova política de moradia da UnB, vários desdobramentos foram observados, desde pedidos de revisão das taxas até a desocupação de imóveis. “Entendemos que as pessoas tiveram seus orçamentos familiares impactados, mas é preciso ajustar-se às novas regras, que visam ao cumprimento da legalidade dentro da instituição”, afirma.

 

A vice-reitora, Sônia Báo, enfatiza a importância de que servidores e professores interpretem a moradia funcional como instrumento de incentivo ao planejamento financeiro. “O ideal é que considerem sempre a possibilidade de adquirir um imóvel. Mesmo com as dificuldades econômicas atuais, se você não está pagando o preço de mercado, é possível poupar recursos para que, quando a aposentadoria chegar, não seja necessário continuar pagando aluguel”, opina.

 

INGRESSO – A rotatividade dos apartamentos é requisito para o pleno funcionamento da moradia funcional. A lista de espera é grande, as vagas são limitadas e não há previsão de que a UnB modifique seu quantitativo de edificações funcionais nos próximos anos. Segundo Sônia Báo, o número de imóveis geridos pela Universidade está no limite do que é possível administrar.

 

Para candidatar-se a ocupar um dos imóveis funcionais da UnB, é necessário ser servidor ativo da FUB e não possuir imóvel residencial edificado no Distrito Federal. Outras disposições, bem como informações sobre ordem de classificação nas listas, podem ser obtidas na SGP, pelo e-mail Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo. ou pelos telefones 3107 0283/0286.

ATENÇÃO O conteúdo dos artigos é de responsabilidade do autor e expressa sua visão sobre assuntos atuais. Os textos podem ser reproduzidos em qualquer tipo de mídia desde que sejam citados os créditos do autor. Edições ou alterações só podem ser feitas com autorização do autor.