NOTA DE FALECIMENTO

Docente do Instituto de Psicologia sofria de doença degenerativa grave

A Universidade de Brasília lamenta a morte do professor emérito Lincoln da Silva Gimenes, do Instituto de Psicologia, ocorrida hoje, e oferece condolências à família e aos amigos. O velório será nesta quarta-feira (30), das 10h às 16h, no Cemitério Parque e Crematório Metropolitano, localizado na BR-040, Km 4,7 Parque Araruama, Área Especial, Valparaíso-GO.

A Secretaria do Departamento de Processos Psicológicos Básicos (PPB) do Instituto de Psicologia da UnB decretou luto e não funcionará nesta quarta-feira (30).

O docente formou-se em Psicologia na Fundação Educacional de Bauru (SP) em 1972. Entre 1977 e 1986, foi professor da Universidade Federal do Ceará e, em 1987, assumiu o cargo de docente no então Departamento de Psicologia do Instituto de Ciências Biológicas da UnB – onde participou ativamente da criação de quatro departamentos, da reestruturação do programa de mestrado e da elaboração do programa de doutorado.

Como acadêmico, Lincoln Gimenes atuou no estudo de modelos experimentais para a compreensão de distúrbios comportamentais na área da saúde e obteve indicadores para a exposição a agentes tóxicos. Orientou 14 dissertações e nove teses, publicou 18 artigos em periódicos nacionais e internacionais, escreveu 12 capítulos de livros e apresentou 11 trabalhos em congressos.

É doutor e mestre em Biopsicologia pela University of Chicago e mestre em Psicologia Experimental pela North Dakota State University (1975).

Título de Emérito é concedido a professor do Instituto de Psicologia