MEMÓRIA

Cátia Barbosa da Cruz ajudou a implantar a residência médica em Endocrinologia Pediátrica no HUB

Morreu, na madrugada desse sábado (30/7), aos 54 anos, a médica e professora da Faculdade de Medicina da UnB Cátia Barbosa da Cruz, vítima de infecção generalizada. Ela deixa uma filha de 14 anos.

“Cátia era uma pediatra muito querida e humana”, disse Carmen Lívia Martins, amiga e colega de profissão. “Ela tinha muita vocação para o ensino e ajudou a formar vários profissionais na área”, completa.

“Boa parte de sua vida foi dedicada à UnB e ao HUB”, reitera o superintendente do Hospital Universitário de Brasília, Hervaldo Carvalho.

"É uma perda grande para a Universidade. Foi com tristeza que recebi a notícia de falecimento da professora Cátia. Ela contribuiu para o trabalho acadêmico, sempre preocupada em garantir as condições adequadas aos estudantes de Medicina no HUB", destacou o decano de Ensino de Graduação, Mauro Rabelo.

Gerente de Ensino e Pesquisa no HUB desde 2012 e representante do Hospital Universitário na Câmara de Extensão (CEX), Cátia ajudou a implantar a residência médica em Endocrinologia Pediátrica no HUB.

Formada em Medicina pela UnB, ela dedicou mais de vinte anos à Universidade de Brasília, onde ingressou como professora na década de 1990. A docente era filha do emérito Waldenor Barbosa da Cruz, falecido em 2012.

Confira nota de pesar da Faculdade de Medicina e do Hospital Universitário da UnB.