PESQUISA

Secretaria de Comunicação quer saber quem são os leitores do boletim. Pesquisa integra projeto de reestruturação dos veículos da Universidade

Foto: Gabriela Studart/UnB Agência

A Secretaria de Comunicação (Secom) quer saber a opinião de alunos, professores, técnicos e comunidade em geral sobre o boletim UnB Hoje. O informativo acaba de completar 30 anos juntamente com a Secom, ambos criados em 1985. A ideia é conhecer perfil e preferência dos leitores.

O questionário pode ser respondido, em poucos minutos, pela internet, até o dia 23 de outubro.

“Queremos melhorar os meios de comunicação da Universidade e, por isso, é preciso conhecer o público. Hoje, o boletim pode ser recebido em papel e por email, visto em displays e no portal, mas será que ele tem realmente cumprido sua missão de informar?”, indaga a jornalista da Secom Erika Suzuki, responsável pela pesquisa.

30 ANOS – Criado em 1985, o UnB Hoje foi o segundo veículo de comunicação da Universidade, surgiu depois do Boletim da UnB. Segundo Hélio Doyle, assessor à época da recém-criada Assessoria de Comunicação Social (ACS), o informativo dava as notícias do dia.

“O UnB Hoje era algo mais imediato. Para usar a linguagem atual, seria a internet. O Boletim da UnB era semanal e cumpria a função de transparência, de publicar os atos do reitor.”

O informativo era colocado em displays, distribuídos em diversos pontos da instituição. “Todo dia a gente trocava aquela folha”, conta Doyle.

Desde o seu surgimento, o veículo passou por algumas alterações. Na década de 1990, por exemplo, chegou a ser atualizado duas vezes ao dia. Nos anos 2000, começou a ser enviado por e-mail para os leitores. E, em 2011, foi disponibilizado no portal para livre impressão.

O conteúdo também sofreu adequações com o tempo. Hoje, com mais de 6 mil assinantes, o boletim busca informar a agenda e dar avisos de interesse da comunidade acadêmica.