INTERNACIONAL

Vindos de países em desenvolvimento, alunos chegam à UnB para cursar a graduação. Cerimônia aconteceu nesta sexta-feira (10)

"Internacionalizar a Universidade traz benefícios para todos", afirmou a diretora da INT, Sabine Gorovitz, em cerimônia no auditório da FT. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Nesta sexta-feira (10) aconteceu, no auditório da Faculdade de Tecnologia da Universidade de Brasília (FT), a recepção aos alunos estrangeiros que participam do Programa de Estudantes Convênio de Graduação (PEC-G). O evento serviu para dar as boas-vindas e apresentar aos novos estudantes a estrutura da Universidade. O PEC-G é desenvolvido pelo Ministério da Educação, em parceria com o Ministério das Relações Exteriores. Na seleção para o programa, foram escolhidos cerca de 50 estudantes estrangeiros.

O vice-reitor da UnB, Enrique Huelva, enfatizou a relevância de receber estudantes oriundos de outros países para estudar na Universidade de Brasília. “Considero de suma importância o fato de poder acolher, em nossa Universidade, estudantes de diversos perfis culturais. Espero que os estudantes estrangeiros possam trocar experiências acadêmicas bastante significativas com nossos alunos e que todos possam compartilhar olhares heterogêneos das diversas temáticas, através da interação entre as culturas", disse.

O vice-reitor Enrique Huelva considera fundamental a interação entre estudantes estrangeiros e brasileiros. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

PROCESSO – Para ser escolhido a participar do programa, o estudante deve ter, preferencialmente, entre 18 e 23 anos e precisa ter concluído o ensino médio ou correspondente. No processo de seleção ao ingresso, os alunos não lusófonos participam de um curso de Língua Portuguesa e passam por exame de proficiência no idioma. Entre os candidatos, priorizam-se aqueles que fazem parte de programas bilaterais de apoio socioeconômicos.

Além disso, a UnB procura escolher estudantes oriundos de países em desenvolvimento, com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais, como Angola, Bolívia, Cabo Verde, Cuba, Gana, Peru e outros. A pré-seleção dos candidatos postulantes às vagas é feita através das missões diplomáticas brasileiras nos países.

Para Sabine Gorovitz, diretora de Assuntos Internacionais (INT), a recepção dos estudantes estrangeiros é uma forma de partilhar saberes entre o Brasil e outras nações. “O programa visa trazer para a nossa Universidade alunos que possam desenvolver as suas potencialidades em conjunto com os estudantes brasileiros. Essa troca de conhecimento é, sem dúvida, enriquecedora. Todos saem ganhando”, afirma.