MEIO AMBIENTE

Encontro realizado na FS reúne oito países e comemora os 30 anos do Núcleo de Estudos da Amazônia (NEAz). Programação se estende até o fim da semana

A secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica, María Jacqueline Mendoza Ortega, esteve entre as representações internacionais presentes na abertura do fórum. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Até a próxima sexta-feira (9), acontece na Universidade de Brasília o Fórum Internacional sobre a Amazônia, evento organizado pelo Núcleo de Estudos da Amazônia (NEAz/CEAM). No encontro, que começou nesta terça-feira (6), representantes dos oito países que compõem a Amazônia continental (Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) se reúnem para discutir assuntos relacionados à região. Os debates acontecem no Auditório 3 da Faculdade de Ciências da Saúde (FS), no campus Darcy Ribeiro.

Diversas instituições internacionais participam das mesas de discussões. Universidades, empresas públicas, agências reguladoras e organizações não governamentais de países da Amazônia continental estão representadas no fórum. Meio ambiente, economia, sustentabilidade, desmatamento e outros temas são debatidos durante o evento.

No primeiro dia, os assuntos giraram em torno da situação da Amazônia continental. O coordenador do NEAz, professor Manuel Andrade, recebeu os participantes e agradeceu a presença de todos. “Estou muito feliz por podermos reunir em nossa universidade pessoas tão importantes, das mais diversas áreas, para discutirmos temas relevantes ligados à região amazônica”, destacou.

A venezuelana María Jacqueline Mendoza Ortega, secretária-geral da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA), enfatizou a importância da integração de todos os países membros da Amazônia continental. Apesar de reconhecer a liderança do Brasil na região, ela considera que "os problemas que afetam a Amazônia devem ser solucionados de forma coletiva, com a colaboração participativa de todos os países envolvidos".

A indígena Ana Terra comemorou a abertura da Universidade à discussão de temas relativos à Amazônia. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Ana Terra, representante da ONG Portal do Xingu, de Mato Grosso, considera importante a Universidade abrir as portas para contribuir com estudos que visem solucionar os problemas das populações indígenas.

“Estamos unidos para discutir as questões dos povos indígenas. Aqui é um espaço ideal para isso. Agradeço à UnB por sediar o encontro”, disse.

Oportunidade para debater e refletir o processo histórico e o quadro atual da Amazônia, o fórum é espaço também para que sejam traçados cenários sociais e apresentadas linhas de pesquisa, políticas e ações desenvolvidas na região. Nesta quarta-feira (7), o físico Ennio Gandotti, diretor-geral do Museu da Amazônia, em Manaus, participou de debate sobre educação, ciência e tecnologia na região amazônica.

NEAz – O Núcleo de Estudos Amazônicos da Universidade de Brasília faz parte do conjunto de núcleos temáticos do Centro de Estudos Avançados Multidisciplinares (CEAM). Criado em 1987, o núcleo se propõe a promover ações de estudo, pesquisa e extensão de caráter multidisciplinar sobre questões amazônicas, aproximando a UnB das populações da Amazônia brasileira e continental.

>>> Confira a programação completa do Fórum Internacional sobre a Amazônia