EXCELÊNCIA

Classificação é feita pelo Times Higher Education (THE), organização que avalia instituições de todo o mundo

Estreia no ranking: UnB ficou na faixa das 151-200 das melhores universidades do mundo fundadas entre os anos de 1945 e 1966. Arte: THE

A Universidade de Brasília ingressou, pela primeira vez, no ranking das melhores universidades criadas entre os anos de 1945 e 1966. O período é considerado pela organização britânica Times Higher Education (THE) como a “época de ouro” para a educação superior, devido à grande expansão no número de instituições dedicadas ao ensino e à pesquisa.

Batizada de Golden Age Universities, a classificação é uma iniciativa da própria THE, que avalia periodicamente instituições de todo o planeta. Desta vez, a UnB aparece na faixa 151-200 das melhores universidades do mundo.

Foram analisadas organizações de 44 países e levados em conta 13 indicadores de performance, nas seguintes áreas: citações, renda proveniente da relação com a indústria, internacionalização, pesquisa e ensino. No mês passado, a UnB já havia recebido outra boa notícia do THE, com a inclusão no ranking das melhores universidades de países emergentes.

“É uma alegria que estejamos vendo a Universidade de Brasília ingressar nos principais rankings internacionais, que refletem a qualidade do nosso ensino, da pesquisa e da extensão. Parabenizo a comunidade acadêmica por mais essa conquista”, disse a reitora Márcia Abrahão, que escreveu artigo recente sobre o assunto. Além das posições no THE, a UnB também avançou na classificação feita pelo Center for World University Rankings (CWUR).

SOBRE Esta é a segunda edição do Golden Ages Universities, um recorte da classificação global feita pelo THE. Segundo a organização, universidades concebidas entre 1945 e 1966 “têm uma história estabelecida, mas ainda são relativamente jovens, inovadoras e flexíveis”.

Vale lembrar que grandes universidades pelo mundo possuem séculos de existência, como é o caso da Universidade de Salamanca, parceira da UnB, que completou 800 anos em 2018.