INTERNACIONAL

Décima edição da competição ocorre de 11 a 17 de setembro, no Instituto de Ciências Biológicas da Universidade de Brasília

Arte: Divulgação OIAB

De 11 a 17 de setembro, o Instituto de Ciências Biológicas (IB) recebe estudantes pré-universitários de Argentina, Bolívia, Brasil, Costa Rica, Cuba, Equador, El Salvador, Equador, Espanha, Guatemala, México, Portugal e Peru para a décima edição da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia (OIAB 2016).

Os participantes terão seus conhecimentos testados por meio provas teóricas e práticas, sobre temas como Anatomia Animal, Anatomia e Fisiologia Vegetal e Biologia Celular. Além dos testes científicos, o evento prevê programação especial para que as delegações conheçam Brasília, organizadas pela Casa da Cultura da América Latina (CAL/DEX). Os alunos que obtiverem os melhores resultados vão ser premiados com medalhas de ouro, prata ou bronze.

Todas as etapas contam com a participação de monitores, alunos de graduação e pós-graduação do IB, selecionados pelo Decanato de Extensão. Também colaboram com as atividades monitores escolhidos pelos organizadores das Olimpíadas Brasileiras de Biologia, que participaram de outras edições de eventos nacionais e internacionais.

O logotipo da X OIAB foi criado pela programadora visual da CAL, Helena Lamenza, e ela explica como se inspirou. “A identidade visual é composta por grafismos que remetem aos hexágonos da cobertura que fica na entrada do Instituto de Ciências Biológicas da UnB. Esses padrões foram desconstruídos e formam uma nova composição de triângulos, na qual se insinua uma ligação intercontinental, entre América e Europa.”

Arte: Divulgação OIAB

Na edição brasileira, o mascote da Olimpíada é o tamanduá bandeira, espécie ameaçada de extinção pelo intenso desenvolvimento da agropecuária na região de seu habitat. O animal também é encontrado em diversos locais do continente americano, desde a Guatemala até o sul da América do Sul.

OIAB - A proposta da Olimpíada Ibero-Americana de Biologia surgiu em 2006, na XVII Olimpíada Internacional de Biologia (IBO), na Argentina. Em 2007, teve sua primeira edição, no México, com a participação do Brasil, Argentina, Espanha e Portugal. Atualmente, é realizada todos os anos nos meses de agosto ou setembro em um dos países da região ibero-americana. Ao longo de todas as edições, a delegação brasileira já conquistou um total de 33 medalhas.