COMUNIDADE

Em reunião, secretária de Segurança Pública e reitora acertaram uma agenda técnica para definição de ações a serem implantadas ainda no primeiro semestre

 

A Universidade de Brasília e a Secretaria de Segurança Pública e da Paz Social (SSP) do Distrito Federal estudam uma parceria para reduzir a insegurança no campus Darcy Ribeiro. Em reunião na Reitoria nesta sexta-feira (24), a secretária da SSP, Márcia de Alencar Araújo, e a reitora, Márcia Abrahão, conversaram sobre formas para melhorar o ambiente à comunidade universitária. Uma das propostas é aproveitar dados gerados por um aplicativo de segurança desenvolvido por alunos, o UnB Alerta, que está em fase de finalização.

 

“A área do campus Darcy Ribeiro equivale a de uma pequena região administrativa, tem intensa circulação de pessoas, ou seja, o que acontece aqui traz impactos para toda a cidade”, pontuou a secretária. A pedido da reitora Márcia Abrahão, a SSP deve incluir a UnB nas pesquisas semestrais sobre vitimização, o que deve ajudar a mapear locais onde há maior sensação de insegurança.

 

“O fato de termos um campus aberto, muito movimentado, nos traz bastante preocupação. Precisamos atuar em conjunto com os órgãos do governo para fazer com que as pessoas se sintam seguras aqui”, defendeu a reitora. Nas últimas semanas, a Prefeitura do Campus tem trabalhado com este intuito. Até o final da semana que vem, serão instalados postes de iluminação em uma dezena de locais sensíveis do campus.

Secretária Márcia Araújo e reitora Márcia Abrahão. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

 

Outra medida é a recuperação de cerca de 30 câmeras, desativadas há oito anos. Além disso, a Diretoria de Segurança (Diseg) atua junto a uma equipe do Departamento de Ciência da Computação para a conclusão do aplicativo UnB Alerta, que permitirá à comunidade universitária alertar os seguranças, por meio de telefone celular, sobre a ocorrência de crimes.

 

GÊNERO – Márcia Abrahão e a secretária também falaram sobre a necessidade de se pensar a segurança sob uma perspectiva de gênero. Márcia Araújo é a primeira mulher a assumir a SSP, assim como a reitora é a primeira a ocupar o cargo na Universidade. “Temos uma responsabilidade maior, porque as expectativas são maiores também”, comentou a gestora da UnB.

 

No fim de março, a Universidade promoverá um seminário sobre o assunto, com a participação de autoridades e especialistas em segurança. “Queremos construir um entendimento coletivo sobre a política de segurança no campus”, disse a decana de Extensão, Olgamir Amancia Ferreira, também presente na reunião.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.