BALANÇO

Reitora faz avaliação positiva dos primeiros meses e aposta na competência da própria Universidade para driblar dificuldades econômicas

A gestão da Universidade de Brasília para o quadriênio 2016/2020 completou cem dias na última semana, quando também foi lançada a campanha institucional UnB 55 – Ciência e Ousadia. Na avaliação da reitora Márcia Abrahão, os primeiros meses foram positivos e já trouxeram resultados para a comunidade acadêmica.

“Tivemos um início bastante agitado, com a reitoria ocupada e prazos apertados para empenho, mas conseguimos fechar bem o ano orçamentário e negociar a saída dos estudantes, com diálogo e comprometimento”, diz Márcia. A reitora lembra que a Universidade vive um momento difícil em termos financeiros – o déficit orçamentário previsto é de R$ 105,6 milhões para este ano. Ainda assim, o Conselho Universitário (Consuni) aprovou a proposta da administração de aumentar em um terço o orçamento das atividades acadêmicas específicas.

Para garantir o pleno funcionamento da instituição, Márcia afirma que a administração aposta em soluções criativas e na competência da própria UnB. O aplicativo UnB Alerta, por exemplo, é uma iniciativa desenvolvida por estudantes, que pode ajudar a melhorar a segurança no campus.

Além disso, a reitora defende uma mudança de cultura, principalmente na gestão de processos. “Há, na UnB, uma forte cultura do não. Precisamos mudar isso, pensar verdadeiramente com ousadia”, diz.

Conheça algumas das ações realizadas pela gestão nos primeiros cem dias:

Arte: Marcelo Jatobá/Secom UnB