LUTO

Docente era também membro da Academia Brasileira de Ciências e da Sociedade Brasileira de Matemática

Professor Elon Lages Lima em videoconferência em 2016
Professor Elon Lages Lima, em cerimônia de outorga do título Honoris Causa, quando participou por videoconferência. Foto: Beatriz Ferraz/Secom UnB

Morreu, no último domingo (7), o professor honoris causa da Universidade de Brasília Elon Lages Lima, ex-coordenador do Instituto de Matemática – atualmente departamento do Instituto de Ciências Exatas –, autor de mais de 40 publicações e vencedor, por duas vezes, do prêmio Jabuti de Ciências Exatas, da Câmara Brasileira do Livro. O matemático também recebeu a Ordem do Mérito Científico na Classe Grã-Cruz, da Presidência da República, e o Prêmio Anísio Teixeira, do Ministério da Educação.

Enrique Huelva, vice-reitor da UnB, considera a morte uma grande perda. “Lamentamos muito a perda do professor Elon, que com humildade e brilhantismo contribuiu para a matemática brasileira e internacional”, afirma.

O professor do Departamento de Matemática Raimundo Bastos considera que Elon inspirou muita gente da área. “Uma quantidade considerável de livros usados na graduação e no mestrado são dele. Numa época em que tínhamos poucos livros e as traduções eram caríssimas, ele nos deu uma vasta bibliografia”, rememora.

Elon também foi membro titular da Academia Brasileira de Ciências desde 1963, presidente da Sociedade Brasileira de Matemática (1973-1975), atuou no Instituto de Matemática Pura Aplicada (IMPA) – do qual foi diretor em três períodos –, e integrou o Conselho Nacional de Educação.

Raimundo Bastos lembra ainda que o ex-professor trouxe avanços para a área ao desenvolver a noção de espectro do espaço topológico. “Foi um pioneiro, produziu muito”, acrescenta.

Também docente do Departamento de Matemática, Theo Zapata expressou profundo pesar pela morte do colega. "Tamanho pesar justifica-se pela sua eminente contribuição no Brasil ao ensino, à pesquisa e à divulgação da Matemática." Zapata foi quem propôs à UnB a homenagem a Elon Lages Lima por meio da outorga do título de Professor Honoris Causa, em 2016.

O reconhecimento da comunidade universitária era recíproco. Na cerimônia de honoris causa, em que ele participou por videoconferência, Elon comentou: “Ainda tenho a presença da Universidade em meu coração. Agradeço a todos pela oportunidade que me deram”.

Convidado em 1962 por Darcy Ribeiro para consolidar a área de Matemática da UnB, ele declinou em virtude de uma bolsa que recebeu para atuar no Institute for Advanced Study, nos Estados Unidos. No entanto, dois anos depois assumiu a coordenação do Instituto de Matemática da Universidade de Brasília e ajudou a criar o programa de pós-graduação da área, além de orientar as primeiras dissertações.