ÓRGÃOS COLEGIADOS

Na 441ª reunião do Conselho Universitário, membros também votaram por repúdio a relatório da CPI Funai e Incra 2

Diretor do ICS fala ao colegiado do Consuni durante reunião no Auditório da Reitoria. Foto: Beto Monteiro/Secom UnB

Reunido na tarde da última sexta-feira (12), o Conselho Universitário (Consuni) da Universidade de Brasília aprovou a criação do Programa de Pós-Graduação em Metafísica, ligado à área de Filosofia da Capes. Após pedido de vista do processo e parecer que recomendava a não aprovação do programa, a maioria dos conselheiros votou pela manutenção do relatório inicialmente apresentado.

De forma unânime, o Consuni decidiu pelo apoio à Nota de Repúdio do ICS ao Relatório Final da CPI FUNAI e INCRA 2, acatando pedido do diretor do Instituto de Ciências Sociais, Luis Roberto de Oliveira. De acordo com o documento, entre outros equívocos da Comissão Parlamentar de Inquérito, observou-se "o interesse de certos parlamentares de orientar a CPI para a depreciação dos profissionais da comunidade antropológica atuantes nos processos de regularização fundiária, culminando na suspeição leviana de sua principal associação científica, a Associação Brasileira de Antropologia (ABA)".

A reitora Márcia Abrahão, a decana de Extensão, Olgamir Amancia, e a diretora da Diversidade (DIV/DAC), Suzana Xavier, fizeram relatos aos conselheiros sobre a ocupação de uma sala no ICC Sul por coletivos de mulheres. Elas reivindicam, entre outras ações, a criação do Centro de Convivência de Mulheres (CCM). “Cinco unidades acadêmicas utilizam o espaço para aulas. Abrimos imediatamente o diálogo com o grupo, com a participação de três decanos, para chegarmos a um desfecho razoável para a questão”, explicou a reitora.