INTERNACIONALIZAÇÃO

Parceria com instituição belga vai promover o desenvolvimento de novas metodologias, com foco nas regiões Centro-Oeste e Norte

Reunião no Salão de Atos da Reitoria oficializou acordo entre Universidade de Liège e instituições brasileiras. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

A Universidade de Brasília assinou, nesta segunda-feira (29), memorando de entendimento acadêmico, científico e cultural com a Universidade de Liège, na Bélgica. Também participam do acordo outras três instituições de ensino brasileiras e a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O documento prevê, entre outras coisas, a criação de novas metodologias para o desenvolvimento do transporte intermodal (que envolve mais de um meio de transporte) nas regiões Centro-Oeste e Norte.

Durante a cerimônia, no Salão de Atos do prédio da Reitoria, o vice-reitor emérito da Universidade de Liège, Jean Marchal, celebrou a iniciativa. “Há uma relação entre mobilidade e desenvolvimento econômico e social, então, ações e pesquisas nessa temática são muito importantes”, disse.

A reitora Márcia Abrahão destacou a urgência de soluções na área de transportes. “Fico muito feliz de ver um acordo como esse, uma vez que vivemos em um país de dimensões continentais e com sérios problemas de mobilidade”, considerou.

Diretor da FT, Antônio Brasil comemorou a nova parceria, que leva competências da UnB a outros centros. Foto: Júlio Minasi/Secom UnB

HISTÓRICO – A UnB já mantinha um acordo de cooperação com a universidade belga, que faz um extenso trabalho sobre logística de transporte na Europa. Agora, as instituições atuarão em rede, com o envolvimento da ANTT, da Universidade Federal de Goiás (UFG), da Universidade Federal do Tocantins (UFT) e do Centro Universitário IESB.

“Esse novo formato de parceria nos traz muita satisfação, pois expande os benefícios da UnB para a região”, disse o diretor da Faculdade de Tecnologia (FT), Antônio César Brasil Júnior. A FT é a unidade responsável pela execução do acordo, que deve incluir possibilidades de intercâmbio de docentes e estudantes. “A ANTT, em trabalho conjunto com a academia, pode agregar muito valor para as soluções em transporte”, comentou o diretor da agência, Jorge Luiz Macedo Bastos, também presente à cerimônia.