INSTITUCIONAL

Mendonça Filho se sensibilizou com a situação orçamentária da UnB e manifestou interesse em buscar soluções que ajudem a instituição a superar o déficit

Senador Cristovam Buarque, reitora da UnB, Márcia Abrahão, e ministro da Educação, Mendonça Filho. Foto: Luiz Fortes

A reitora da Universidade de Brasília, Márcia Abrahão, reuniu-se, na terça-feira (13), com o ministro da Educação, Mendonça Filho, e com o senador Cristovam Buarque (PPS/DF) para falar sobre a situação financeira e orçamentária da instituição. Durante a conversa, Márcia pediu apoio na busca de soluções que permitam à UnB chegar ao fim de 2017 com as contas em dia. A Universidade tem, para este ano, déficit previsto de R$ 105,6 milhões, após redução de cerca de 45% do orçamento em relação a 2016.

A reitora explicou ao ministro o cenário das despesas da UnB. Também falou sobre a proposta de ajustes em contratos de terceirização da Universidade, aprovada pela Câmara de Planejamento e Administração (Cplad). A câmara analisou relatório sobre os contratos de maior vulto da UnB e propôs medidas para dar mais eficiência à prestação de serviços. Depois de ser aprovado por unanimidade pela Cplad, o documento foi apresentado aos membros dos conselhos de Administração (CAD) e Universitário (Consuni).

O ministro se sensibilizou com a situação apresentada pela reitora e disse compreender a dificuldade de iniciar o mandato com tal perspectiva financeira. Mendonça Filho manifestou interesse em buscar soluções e alternativas. Um dos pedidos da reitora diz respeito à autorização para o uso de recursos próprios, hoje limitados ao teto orçamentário.

Outro assunto da reunião foi a manutenção do Centro Brasileiro de Pesquisa em Avaliação, Seleção e Promoção de Eventos (Cebraspe), o antigo Cespe, como organização social do MEC. O ministro afirmou que vai buscar interlocução junto ao Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais (Inep) sobre a questão.

Márcia agradeceu a receptividade de Mendonça Filho e o apoio do senador Cristovam, que agendou a audiência. “Agradeço o esforço pessoal do senador em viabilizar a conversa com o ministro. Para nós, é muito importante consolidar o diálogo e a parceria em prol da UnB”, disse a reitora.

“Nenhum cargo que ocupei me deu tanto orgulho quanto ter sido reitor da UnB”, contou Cristovam. “A UnB tem uma importância histórica não só para Brasília, mas para o país. Por isso, tenho dito que a Universidade de hoje precisa pensar nos próximos 45 anos e buscar a vanguarda no conhecimento científico e contribuir para a melhoria da sociedade”, acrescentou.

Além deles, a reunião contou com a presença do secretário de Educação Superior do MEC, Paulo Barone, e da subsecretária de Planejamento e Orçamento da pasta, Iara Pinheiro.