INSTITUCIONAL

Documento traça panorama referente a 2017. Cumprimento total das ações do plano de melhorias estabelecido pela CPA está entre os destaques positivos

Claudia Griboski, presidente da CPA, mostra o Relatório. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB.
Claudia Griboski, presidente da CPA, exibe o Relatório. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB.

Um olhar amplo sobre a Universidade de Brasília: é isso que possibilita o Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2017. O documento traz o balanço de ações e projetos da instituição referentes ao primeiro ano do ciclo avaliativo que segue até 2019. Conduzida pela Comissão Própria de Avaliação (CPA) da UnB, a autoavaliação é um importante recurso para análises e proposição de melhorias na instituição.

Entre as informações disponibilizadas ao público no documento estão as taxas de evasão e de sucesso na graduação; contingente e destino de intercambistas; oportunidades de capacitação; premiações recebidas por egressos; desempenho da UnB em rankings nacionais e internacionais e em avaliações externas, como Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade); entre outros dados.

“Além de reunir informações e analisar resultados, o relatório subsidia a gestão da Universidade na tomada de decisões”, explica Claudia Griboski, docente da UnB e presidente da CPA. “Este instrumento propõe reflexões que permitem à UnB ajustar suas estratégias para alcançar os objetivos institucionais”, enfatiza a gestora sobre o relatório, que também subsidia avaliadores externos durante suas visitas à instituição.

SALDO POSITIVO – No balanço positivo de 2017, estão as medidas sugeridas pelo Plano de Melhorias da Comissão Própria de Avaliação (CPA). Cem por cento das ações previstas neste plano foram realizadas ou seguem em execução.

Entre elas está o levantamento da demanda por cursos de especialização e mestrado profissional. Sugerida como ação no eixo Planejamento e Avaliação institucional, as pesquisas foram realizadas e os resultados apresentados a coordenadores de cursos e a núcleos docentes estruturantes em encontros do Programa Avalia UnB.

No eixo Desenvolvimento Institucional, uma das ações executadas refere-se à formação contínua para a comunidade acadêmica em relação ao respeito e às diferenças, ao convívio pacífico e solidário. Para tanto, a Universidade tem atuado por meio de iniciativas como a campanha UnB Mais Humana, o Conselho de Direitos Humanos (CDHUnB) e as Diretrizes de Convivência da Comunidade Universitária. Todas as melhorias efetivadas podem ser conferidas no relatório.

ENTENDA – A versão parcial do Relatório traz o balanço referente ao Planejamento e Avaliação Institucional e ao Desenvolvimento Institucional – dois dos cinco eixos integrantes da autoavaliação. Para o próximo ano, novo relatório aprofundará os eixos Políticas Acadêmicas e Políticas de Gestão. Por fim, o ciclo avaliativo é concluído com aprofundamento no eixo Infraestrutura, em 2019, quando é publicado o relatório integral do triênio.

Todos os segmentos acadêmicos foram consultados durante a autoavaliação. Para o presente relatório, as informações foram colhidas entre dezembro de 2017 e fevereiro de 2018, por meio de questionário on-line divulgado nos canais da UnB. A CPA também atua em conjunto com membros do Grupo Técnico de Avaliação (GTA) no levantamento de dados junto às diversas áreas.

Apesar dos esforços para promover a participação da comunidade, a adesão ainda está abaixo do desejado pela CPA. A última consulta on-line teve 2.068 respondentes: 1.164 discentes (3% da população), 458 docentes (15% da população) e 446 técnico administrativos (14% da população).

Entre as ações realizadas pela CPA para esclarecer e chamar atenção da comunidade para o tema está o Fórum de Avaliação, realizado no último ano durante a Semana Universitária, com objetivo de alcançar maior participação do público. Para este ano, a Comissão pretende incluir novas estratégias para divulgar a avaliação institucional.

O Relatório Parcial de Autoavaliação Institucional – 2017 é elaborado em conformidade com recomendações do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes) e da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).