UNIVERSIDADES

Evento regional de educação superior da América Latina e Caribe será realizado em junho na Argentina

Representantes de entidades de ensino superior participaram de reunião preparatória para a Cres 2018. Foto: Andifes

Entidades representativas de dirigentes e de instituições de ensino estiveram reunidas nesta terça-feira (24), no auditório da Finatec, a fim de discutir propostas para a Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe (Cres 2018), em junho, na cidade argentina de Córdoba.

Os participantes debateram temas como o financiamento da educação pública superior no Brasil e os desafios e potenciais da integração latino-americana para o desenvolvimento do continente. A reitora Márcia Abrahão deu as boas-vindas aos participantes durante a mesa de abertura, pela manhã.

“É muito importante que as entidades se organizem e realizem discussões deste nível, especialmente no momento difícil em que vivemos no nosso país”, afirmou.

O seminário é uma realização da Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior (Andifes), da Associação Brasileira dos Reitores das Universidades Estaduais e Municipais (Abruem) e do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif).

“Precisamos reafirmar nossas parcerias, por meio da Andifes, da Abruem, do Conif e de todos os que militam na educação superior pública no Brasil”, ressaltou o presidente da Andifes, Emmanuel Tourinho.

“Essa interação é muito importante para além da Cres 2018, porque temos o desafio de desenvolver um sistema de educação capaz de promover respostas aos inúmeros desafios que temos”, acrescentou.

TCU – Durante o evento na Finatec, a Andifes firmou um convênio de cooperação com o Tribunal de Contas da União (TCU). O documento prevê ações conjuntas para o intercâmbio de experiências, informações e tecnologias que visem à promoção do desenvolvimento institucional e das boas práticas de gestão pública.

“Trata-se de um documento importante, face ao momento de contingenciamento de recursos para muitas instituições, reflexo da Emenda Constitucional nº 95”, lembrou o ministro Raimundo Carreiro, presidente do TCU.