INSTITUCIONAL

Márcio Muniz deixa o cargo de vice para assumir como diretor da FT até 2022, ao lado de Alexandre Romariz. Inovação e empreendedorismo serão foco da gestão

Observado por Antônio César Brasil, Márcia Abrahão, Alexandre Romariz e grande plateia, Márcio Muniz discursou como novo diretor da FT para o mandato 2018-2022. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Emoção e descontração marcaram a cerimônia de posse da nova direção da Faculdade de Tecnologia (FT) para o quadriênio 2018-2022. Único entre 18 irmãos a se formar em uma universidade, o engenheiro Márcio Muniz chegou à direção de uma das maiores unidades acadêmicas da UnB destacando a importância do ensino público gratuito e reconhecendo a importância do cargo. “Nossa plataforma de candidatura teve mais de 85% dos votos, o que aumenta ainda mais nossa responsabilidade”, disse.

Ex-aluno da graduação na FT, o novo vice-diretor, Alexandre Romariz, exaltou a versatilidade da engenharia, que reúne competências como criatividade, inovação e pragmatismo. “A Faculdade de Tecnologia tem números expressivos e conta com pesquisadores de renome que publicam em importantes periódicos científicos”, destacou. A FT é uma das maiores unidades acadêmicas da UnB, com nove cursos de graduação e dez de pós-graduação, em diferentes áreas da engenharia. Ao todo, são 4.200 estudantes de graduação, 1.200 de pós-graduação, mais de 200 docentes e cerca de 80 servidores técnico-administrativos.

Em seus discursos, Muniz e Romariz elegeram o espírito empreendedor e a capacidade inovativa como foco da nova administração. Entre os desafios citados, atualização de infraestrutura e apresentação de novos conteúdos programáticos e recursos didáticos. “Estamos conscientes de que se trata de uma reforma difícil, mas não temos escolha: ou nos adaptamos ou ficamos ultrapassados”, avaliou o diretor. “Na época da nanotecnologia, ainda ensinamos a fazer cimento da forma tradicional”, exemplificou.

Reforçando a perspectiva da inovação em metodologias, a reitora Márcia Abrahão lembrou o trabalho desempenhado pelo Programa Aprendizagem para o Terceiro Milênio (A3M), iniciativa do Decanato de Ensino de Graduação (DEG) em parceria com o Centro de Educação a Distância (Cead), que está com edital aberto para submissões.

A reitora destacou ainda o papel fundamental da Faculdade de Tecnologia para o sucesso da UnB em processos que avaliam o ensino e a pesquisa desenvolvidos na instituição. “A FT é um exemplo de como estar presente na pesquisa, inovação e em projetos de internacionalização. Mesmo em momentos adversos, nos quais a prioridade é a manutenção das atividades acadêmicas, nunca podemos perder de vista a excelência”, defendeu.

Antônio César Brasil integra agora a galeria de ex-diretores da FT. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

HOMENAGENS – A solenidade de posse da nova gestão marcou também a homenagem ao professor Antônio César Brasil, que esteve à frente da unidade por oito anos e agora tem sua foto na galeria de ex-diretores da FT, localizada no hall de entrada do auditório Roberto Salmeron. “Durante todo esse tempo, a faculdade sempre manteve o caráter de união e a motivação para o trabalho”, agradeceu à comunidade.

Aos 90 anos, a mãe do vice-diretor Alexandre Romariz esteve presente na cerimônia e recebeu uma mensagem do filho. O evento aconteceu na sexta-feira (11), véspera do Dia das Mães. Além de familiares dos novos empossados, servidores, chefes de departamento e alunos da FT, também estiveram presentes autoridades da UnB, entre decanos e ex-decanos, diretores de institutos, do CDT e da Finatec. O embaixador da Bélgica no Brasil, Dirk Loncke, e o primeiro-secretário e cônsul da Embaixada, Jean-Ludovic de Lhoneux, marcaram presença.