GESTÃO

Aprovado pelo Consuni, colegiado efetiva o pleno funcionamento do Parque Científico e Tecnológico como órgão complementar da Reitoria

O Parque Científico e Tecnológico da Universidade de Brasília (PCTec/UnB) realizou, nesta terça-feira (12), a primeira reunião de seu Conselho Consultivo, com a participação de representantes da administração, do poder público e de entidades do setor produtivo. O conselho atuará no planejamento e direcionamento das ações do parque, que, em março deste ano, se tornou um órgão complementar vinculado à Reitoria da Universidade.

“Esta reunião representa um marco na história da UnB”, celebrou a reitora Márcia Abrahão. “Durante 11 anos, o Parque funcionou como uma diretoria informal do CDT, ficando, por vezes, sem o apoio institucional necessário e sem diálogo com a sociedade. Agora, estamos fortalecendo o parque e efetivamente levando nossa atuação para outro estágio”, acrescentou.

A composição do colegiado foi aprovada pelo Conselho Universitário (Consuni). Participaram da primeira reunião, a diretora do PCTec, Renata Aquino, a decana de Pesquisa e Inovação, Maria Emília Walter, o diretor do CDT, Sanderson Barbalho, os docentes Carlos Alberto Gurgel Veras, da Faculdade de Tecnologia, Fernando Araripe, do Instituto de Ciências Biológicas, e Raquel Blumenschein, representante dos empreendimentos residentes no Parque, além de representantes da Fundação de Apoio à Pesquisa (FAP/DF) e da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (Fecomércio/DF).

“Acredito ser de extrema importância a integração da academia com entidades como a nossa”, disse Marco Túlio Chaparro, presidente da câmara temática de Tecnologia da Informação (TI) da Fecomércio. “Foi a primeira vez que fomos convidados a participar de uma iniciativa assim na UnB.”

Caberá ao conselho consultivo aprovar e acompanhar o regimento interno do PCTec/UnB, analisar e emitir parecer sobre os planos estratégicos e operacionais da diretoria e orientar ações e políticas estratégicas do órgão, entre outras competências.

“A parceria com as entidades que têm representação no conselho é muito importante, pois nos ajudará a executar nossas atividades com maior abrangência, ampliando as iniciativas da UnB para o contexto do Distrito Federal e do Brasil”, considera a diretora do PCTec, Renata Aquino.