GESTÃO

Pela primeira vez, técnicos participaram de um workshop sobre o assunto e tiraram dúvidas acerca das tarefas que precisam desempenhar

 

Servidores que atuam como fiscais de contratos de prestação de serviços mantidos pela UnB participaram, nesta quarta-feira (13), de workshop sobre a função. Inédita, a capacitação esclareceu dúvidas sobre o que deve ser observado na atuação dos fiscais e de que forma eventuais problemas na execução dos serviços devem ser reportados.

“Até então, havíamos realizado a capacitação apenas para novos servidores, durante a fase de ambientação. Esta é a primeira vez que o treinamento tem como foco os técnicos que já atuam nos contratos”, explica o diretor de Terceirização, Júlio Versiani. A capacitação foi realizada pela Diretoria de Terceirização (Dter/DAF) e pela Coordenadoria de Capacitação (Procap/DGP).

Atualmente, a UnB possuiu 184 servidores atuando como fiscais. Eles são indicados pelas diretorias dos institutos e faculdades e nomeados pelo Decanato de Administração (DAF) para cumprirem a missão de fiscalizar o andamento geral da execução de contratos de serviços, como os de limpeza, segurança e portaria.

“Eles não são fiscais técnicos, que precisam ter um conhecimento mais específico. Estes servidores apenas verificam itens como a presença do funcionário no posto, o uso do crachá e do uniforme”, esclarece Versiani.

O secretário da direção da Faculdade de Tecnologia (FT), Fernando Amorim, foi um dos servidores que participaram da atividade. “A gente tinha uma noção do que era para ser feito, mas nunca havia recebido uma orientação formal”, relata.

A proposta é repetir o workshop dentro de dois meses, para que mais técnicos participem da capacitação. “Esse treinamento é importante porque os fiscais nos ajudam a verificar se os contratos estão sendo efetivamente cumpridos. É uma das formas de demonstrarmos zelo pela coisa pública”, disse o prefeito do Campus, Valdeci Reis.

ATENÇÃO – As informações, as fotos e os textos podem ser usados e reproduzidos, integral ou parcialmente, desde que a fonte seja devidamente citada e que não haja alteração de sentido em seus conteúdos. Crédito para textos: nome do repórter/Secom UnB ou Secom UnB. Crédito para fotos: nome do fotógrafo/Secom UnB.