ÓRGÃOS COLEGIADOS

Recurso não impactará o Índice de Rendimento Acadêmico se realizado antes da metade do período letivo. Datas do calendário de 2019 também foram aprovadas

582ª reunião do Cepe aprovou proposta de revisão da resolução de trancamento de matrícula nos cursos de graduação. Foto: Amália Gonçalves/Secom UnB

A última reunião do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) da UnB neste semestre aconteceu nesta quinta-feira (28). Entre as decisões de impacto à comunidade acadêmica esteve a revisão da resolução de trancamento de matrícula nos cursos de graduação da Universidade. Após a revisão, a ideia é que situações até então não contempladas passem a ser aceitas como justificativas para trancamento. As mudanças passam a valer a partir do primeiro semestre de 2019.

De acordo com o parecer da docente da Faculdade de Educação (FE) Raquel de Almeida Moraes, “a resolução de trancamento em vigência tem gerado diversas solicitações de análises de casos omissos”. Com possibilidades restritas para trancamentos justificados, estudantes com recomendação de trancamento por questões de vulnerabilidade psicológica ou de perseguição política, por exemplo, não encontravam amparo na resolução vigente. A necessidade de revisão foi identificada pela Diretoria de Acompanhamento e Integração Acadêmica (Daia/DEG).

“Esta decisão é importante, pois cada aluno tem seu próprio passo e ritmo, e devemos fazer o melhor para que o investimento dado a ele pela sociedade gere bons resultados. Excluir causas esporádicas dos motivos de reprovação é uma boa medida neste sentido”, ressaltou André Costa Perez, representante discente no Conselho.

No texto aprovado na reunião do Cepe, as mudanças que mais se destacam são o fim da influência do trancamento parcial no Índice de Rendimento Acadêmico (IRA) do estudante e a equiparação de direitos dos alunos em condição de desligamento aos demais, nos casos de trancamento geral de matrícula automático.

O fim do impacto no IRA foi destacado por alguns dos conselheiros presentes como ação positiva. “Hoje é difícil ter certeza se o trancamento é mais benéfico ou não ao índice se comparado à reprovação. A fórmula é tão complexa que dificulta uma afirmação precisa”, apontou Alexandre Romariz, professor do Departamento de Engenharia Elétrica e representante da Faculdade de Tecnologia (FT). Para ele, a novidade elimina essa dúvida.

CALENDÁRIOS – A 582ª reunião do Cepe também trouxe a confirmação das datas dos semestres letivos de 2019. De acordo com as informações apresentadas no Conselho, o período especial de verão acontece de 7 de janeiro a 15 de fevereiro. Esta data ainda aguarda avaliação de viabilidade pela Secretaria de Administração Acadêmica (SAA).

O primeiro semestre letivo regular vai de 13 de março a 12 de julho; e o segundo semestre começa em 12 de agosto e termina em 10 de dezembro. Na reunião anterior do Cepe, foram aprovados novos prazos para o encerramento do 1º/2018, em função da influência da greve discente sobre a dinâmica das aulas.

Durante os informes, o vice-reitor Enrique Huelva reforçou aos conselheiros as novas mudanças proporcionadas nos processos acadêmicos pelo programa Simplifica UnB. Entre elas está a descentralização das colações de grau, que passam a ser realizadas pelas unidades e centros responsáveis pelos cursos e não mais pelo Cerimonial. Para este semestre, o setor, juntamente com a SAA, ainda oferece colações tradicionais às unidades que demonstrarem interesse. A emissão de diplomas em formato digital é outra inovação que será efetuada em breve.

*estagiário de Jornalismo na Secom/UnB.