INSTITUCIONAL

Professores Laudimar Alves de Oliveira e Maria Cristina Rodrigues assumem a direção da Faculdade de Ciências da Saúde com foco na excelência acadêmica

Audiório 3 da FS esteve repleto na cerimônia de passagem de cargos de direção da FS. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Compromisso social, respeito às diferenças e força coletiva em prol do ensino, pesquisa e extensão regeram o tom dos discursos durante a posse dos professores Laudimar Alves de Oliveira e Maria Cristina Rodrigues, novos diretores da Faculdade de Ciências da Saúde (FS) da UnB. Os gestores ficam no cargo pelos próximos quatro anos (2018-2022).

Alunos, professores, autoridades e representantes de diversas entidades de classe foram recepcionados, nesta sexta-feira (28), pela interpretação emocionante do hino nacional brasileiro na voz da ex-aluna de Enfermagem Iris Colonna, que abriu oficialmente a cerimônia.

A assinatura do termo de posse e a entrega das insígnias da UnB aos novos diretores vieram na sequência da solenidade. Nas falas dos professores que compuseram a mesa de honra, sentimento de gratidão e consciência dos desafios de representar uma das maiores faculdades da Universidade de Brasília.

Egressa de Enfermagem, Iris Colonna interpretou hino nacional na abertura da solenidade. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

Vice-diretora da gestão 2014-2018, Karin de Oliveira agradeceu nominalmente a professores e outros colegas que “foram tão gentis durante esse período”, destacando a união e o espírito coletivo de todos. Frente às adversidades, a ex-diretora Maria Fátima Sousa deu ênfase à importância de se desafiar as impossibilidades.

“Não é uma tarefa fácil. É preciso ter coesão, clareza de quais trilhas tomar e não pegar atalhos. Não tenham medo das dificuldades. Tenham serenidade”, aconselhou aos novos diretores.

Ética, impessoalidade, imparcialidade e respeito aos posicionamentos e à autonomia plural da instituição foram alguns dos valores apresentados como prioritários pela vice-diretora empossada. “É uma tarefa árdua, mas sei que posso contar com inúmeras pessoas que compartilham um mesmo ideal: fortalecer a comunidade com o intuito de avançar”, afirmou Maria Cristina Rodrigues.

Agora diretor, Laudimar Alves fez questão de pontuar a conjuntura atual do país, marcada por incertezas, angústias sociais, violência e uma representação política apartada da sociedade. Neste contexto, repudiou qualquer uso desmedido da força e toda ação de intolerância, intransigência e insensatez, inclusive no ambiente pedagógico.

Lançando o olhar para o futuro, o professor do Departamento de Odontologia reiterou a luta da FS contra todas as formas de preconceitos, sejam de natureza sexual, socioeconômica, etnia, gênero ou ideal político. “Buscaremos, por meio de eventos, fóruns e rodas de diálogo, dar visibilidade a todas as formas de expressão social. Priorizaremos o equilíbrio das ações e a evidenciação da pluralidade, a aceitação do outro, independente de sua forma.”

Maria Fátima Sousa, ex-diretora, Laudimar Oliveira, novo diretor, Márcia Abrahão, reitora, Maria Cristina Rodrigues, nova vice-diretora, e Karin de Oliveira, ex-vice-diretora, em cerimônia na FS. Foto: Luis Gustavo Prado/Secom UnB

No plano das ações, a gestão destacou a importância de intensificar a presença da FS na comunidade, nas discussões de políticas sociais de saúde e em defesa da saúde pública, universal e gratuita. Internamente, trabalhará na construção de espaços coletivos, ecumênicos e culturais. Apontou ainda para a necessidade de revitalização e ampliação das estruturas físicas da faculdade, com apoio dos órgãos competentes.

A reitora Márcia Abrahão finalizou a cerimônia com otimismo. “Essas passagens de cargo são importantes para lembrarmos o passado e olharmos para o futuro. É a continuidade da faculdade. Em um momento difícil para educação brasileira, essa solenidade mostra nossa força, revigora a Universidade.”